Pular para o conteúdo principal

Sonda InSight pousa com sucesso em Marte e já envia uma primeira imagem


Primeira imagem enviada pela InSight, ainda sem remover o protetor de suas lentes e mostrando muita poeira resultante de seu pouso (Foto: NASA)

Por Patrícia Gnipper

Às 18h desta segunda-feira (26/11/2018), no horário de Brasília, a NASA comemorou o pouso bem sucedido da sonda InSight na superfície marciana. Enviada em maio, sua chegada estava programada para o final desta tarde, e os poucos e tensos minutos de descida entre a entrada na órbita e a chegada à superfície mostraram que tudo aconteceu conforme planejado.

A InSigh, agora, cumprirá uma missão de dois anos (em princípio até 20 de novembro de 2020) em que estudará o interior do Planeta Vermelho, com o objetivo de ajudar os cientistas da NASA a entenderem não somente a formação de Marte, como a de todos os planetas rochosos e luas rochosas do Sistema Solar. Ainda, a sonda analisará os tremores de terra que acontecem em Marte, que foram apelidados de "martemotos".

"Hoje, aterrissamos com sucesso em Marte pela oitava vez na história humana", comemorou Jim Bridenstine, administrador da agência espacial". "A InSight estudará o interior de Marte e nos ensinará ciência valiosa enquanto nos preparamos para enviar astronautas à Lua e depois a Marte. Essa realização representa a engenhosidade da América e nossos parceiros internacionais, e serve como um testamento para a dedicação e perseverança da nossa equipe. O melhor da NASA ainda está por vir, e está chegando em breve", antecipa.


Onde outras sondas da NASA pousaram em Marte, com destaque para onde a InSight está agora e ali continuará (Foto: NASA)

O pouso foi inicialmente confirmado quando a NASA recebeu sinais de dois pequenos satélites CubeSats que estão orbitando Marte, que foram lançados juntamente com a InSight em maio deste ano. Agora, a sonda já deve ter acionado seus dois painéis solares, responsáveis pela captura de energia.

Então, a InSight, dentro de dois dias, acionará seu braço robótico, responsável por fazer fotografias e também por posicionar os instrumentos científicos no devido lugar do solo. "Quando as primeiras imagens chegarem, nossas equipes de engenharia e ciências começarão a planejar onde implantar nossos instrumentos científicos. Dentro de dois ou três meses, o braço implantará os principais instrumentos da missão", que são o SEIS (a broca que perfurará o solo para estudar os fenômenos sísmicos) e o HP3 (instrumentos de fluxo de calor e propriedades físicas).

FONTE: canaltech.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

Mémorias da Ufologia: Caso SANTA ISABEL

FOTOS DO LAUDO Na localidade de Santa Izabel(SP) em junho de 1999, a Sra. Alzira Maria de Jesus foi encontrada morta na sua cama, e por volta das 8 hs da manhã sua nora percebe o fato e sai imediatamente para ir ao orelhão e ligar para o seu marido e espera à ajuda e , ao chegar de volta em casa quase 40 min.depois a nora vê o corpo da sra. com o rosto totalmente desfigurado e praticamente sem carne; foi feito o boletim de ocorrência na delegacia da cidade sob n°145/99 em 24 de Junho. Posteriormente confirmou-se que à causa da morte foi a parada respiratória, mas o que aconteceu realmente como rosto desta sra. num espaço menor de uma hora?O laudo é cita sobre as configurações do mesmo, inclusive nas cavidades oculares, mas o que teria causado à perda do rosto ficou indeterminada. Mais estranho ainda é que na noite anterior aos fatos foram vistas bolas de luz voando nessa região rural e no início da madrugada os animais,como cachorros,gansos,e outros começaram à fazer um intenso bar

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/