Pular para o conteúdo principal

Pesquisador cria sua versão de HAL 9000 para ajudar astronautas da NASA



Por Wagner Wakka

Um dos computadores mais conhecidos da história do cinema é o HAL 9000, inteligência artificial que acompanhava os astronautas na jornadas do livro criado por Arthur Clarke, o qual virou filme de Stanley Kubrick. Este clássico inspirou um engenheiro a tentar criar um HAL 9000 para ajudar astronautas na vida real.

Pete Bonasso é pesquisador em inteligência artificial do TRACLabs, do Texas e disse ter começado a projetar a sua ideia logo após assistir a 2001: Uma Odisseia no Espaço. Ele publicou no último dia 21 o seu trabalho chamado A HAL 9000 to 2121 (Um HAL 9000 para 2121, em tradução livre).

A ideia é basicamente ter uma inteligência artificial com o mesmo propósito do filme (claro, sem matar os astronautas, com o perdão do spoiler): o de ser um mecanismo guia para missões espaciais.

Para criar o seu próprio HAL 9000, eles desenharam um sistema chamado CASE, sigla para arquitetura cognitiva para agentes espaciais. O mecanismo funciona em três camadas. A primeira é direcionada para o controle efetivamente mecânico de uma nave, como direcionamento, ajuste de velocidade e cálculo de aceleração. A proposta é de que tudo isso seja feito com base em uma simulação de base planetária.

Em segundo plano, o CASE deve ser capaz de controlar toda a atmosfera da nave, mantendo níveis seguros de oxigênio, além de manter equipamentos em ordem como baterias e ferramentas.

Por fim, esse sistema também tem uma camada que será responsável por fazer pequenas manutenções e reparos. Esse último plano vai listar algumas tarefas que devem ser realizadas no dia a dia.



O CASE também deve usar todo o mecanismo de inteligência artificial para tomar decisões lógicas, mesmo que um ser humano não ordene. Um exemplo que Bonasso dá é caso uma pessoa retire uma caixa de ferramentas do lugar e esqueça de devolver, o próprio CASE será capaz de voltar o equipamento, supondo que a ausência possa gerar um problema futuro.

Agora, vamos à parte mais icônica, como a apresentada no filme. Sim, o Hal 9000 deve ser capaz de trocar algumas palavras com os usuários. Claro que não de forma tão filosófica como na ficção. Segundo Bonasso, a proposta é de que ele tenha uma tela que apresente os dados, mas também seja capaz de responder a comandos de voz e emitir alertas e sugestões sonoras.

O TRACLabs já está trabalhando com a NASA em testes de ambientes simulados, em que astronautas treinam a relação com o aparelho. O objetivo é que a agência norte-americana consiga implantar o sistema em suas missões.

Toda a pesquisa de Bonasso foi publicada na revista Science Robotics.



FONTE: canaltech.com.br - CineDVD Dublagem Clássica

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s