Pular para o conteúdo principal

Vermes de 41 mil anos congelados na Sibéria voltam à vida


NEMÁTODOS FORAM COLOCADOS EM TEMPERATURA DE 20 GRAUS CELSIUS E COMEÇARAM A SE MOVER (FOTO: WIKIPEDIA/ CREATIVE COMMONS)

Organismos fêmeas estavam enterrados em solo com gelo e rochas

Vários nematoides desenterrados no nordeste da Sibéria estão se contorcendo e se alimentando na Academia de Ciências da Rússia.Este é um feito surpreendente, visto que os minúsculos organismos tinham sido previamente congelados no período do Pleistoceno, que começou há 2,588 milhões de anos.

Também conhecidos como nemátodos ou nematódeos, eles são um filo de animais cilíndricos e alongados, classificados como vermes. Segundo pesquisadores, um grupo de nematóides foi encontrado em uma amostra glacial retirada a 30 metros abaixo da superfície de um pergelissolo (terra, gelo e rochas) próximo às margens do Rio Kolimá, na Sibéria.

Após a remoção dos vermes dos pedaços glaciais, eles foram levados à Academia e colocados em temperatura de 20°C com ágar e bactérias. "Depois de serem descongelados, os nematóides mostraram sinais de vida", afirmou um relatório de pesquisa, de acordo com o Siberian Times. "Eles começaram a se mover e comer."

A datação por radiocarbono mostrou que o solo e plantas de dentro da amostra têm 32 mil anos de idade. Já um segundo montante de vermes estava isolado em um pedaço glacial a 3,5 metros de profundidade, perto do Rio Alazeya, e foi datado de 41,7 mil anos.

Análises revelaram que os nemátodos de Kolyma pertencem ao gênero Panagrolaimus, enquanto os encontrados em Alazeya pertencem à Plectus. Além disso, todas são fêmeas.

Considerando que o solo naquela região descongela a uma profundidade de aproximadamente 80 centímetros por ano, e não descongelou mais de 1,5 metro em cerca de 100 mil anos, cientistas argumentam que não há como os organismos descobertos serem dos tempos modernos.

“Nossos dados demonstram a capacidade de organismos multicelulares sobreviverem à criobiose de dezenas de milhares de anos sob as condições naturais de crioconservação”, apontou o relatório do estudo, publicado na revista Doklady Biological Sciences. “Isso sugere que os nematóides do Pleistoceno possuem alguns mecanismos adaptativos que podem ser de importância científica para os campos da criomedicina, criobiologia e astrobiologia.”

Investigações anteriores mostraram que os nematoides podem suportar uma variedade de condições extremas que matariam rapidamente outros organismos. No começo dos anos 2000, pesquisadores indicaram que os vermes são capazes de sobreviver a a ciclos de congelamento e descongelamento.

Os nemátodos se transformam para se adaptar ao clima frio, quando eles excretam a água em suas células à medida que as temperaturas esfriam. Este processo – chamado de desidratação crioprotetora – impede a destruição do tecido que surge quando as moléculas de água dentro das células se expandem durante a cristalização e rompem as paredes das células.

FONTE: REVISTA GALILEU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s