Pular para o conteúdo principal

Nossa vizinha Andrômeda pode ter canibalizado outra galáxia



Por: Ryan F. Mandelbaum

Ao que tudo indica, nossa vizinha galáctica mais próxima, Andrômeda, parece ter um histórico de canibalismo. Uma nova pesquisa sugere que ela engoliu outra grande galáxia há cerca de dois bilhões de anos.

A história das galáxias é cheia de caos e incerteza. Mas quanto caos? Novos modelos de formação demonstram que Andrômeda deve ter passado por um processo de fusão com outra, cujas estrelas tinham uma massa combinada de cerca de 25 bilhões de vezes o nosso Sol. Esta galáxia hipotética, cujos restos permanecem como a galáxia satélite M32, teria sido a terceira maior do nosso Grupo Local.

A fusão explicaria de uma vez só várias observações, de acordo com o artigo publicado na Nature Astronomy. Andrômeda tem uma grande e esticada corrente de estrelas a orbitando, separada dos braços em espiral. Acredita-se que ela se originou de alguma colisão.

A galáxia satélite que a orbita, a M32, possui estrelas que contêm elementos mais pesados que hidrogênio ou hélio em abundância. Andrômeda também tem uma aura de estrelas com excesso de elementos de massa mais elevada. Por fim, também há evidências de que um quinto das estrelas da galáxia foram formadas há dois bilhões de anos, diz a publicação.

Os pesquisadores usaram essas pistas em simulações de computador para modelar uma galáxia como a nossa vizinha, com massa semelhante e uma composição de estrelas de composição mais pesada. O trabalho apontou para uma única colisão com uma grande galáxia, da qual Andrômeda teria aspirado as estrelas, justamente há dois bilhões de anos. Os cientistas a chamaram de M32p, que deu origem à M32.

“Este estudo é realmente uma aplicação maravilhosa das ferramentas modernas”, diz Sarah Tuttle, astrofísica da Universidade de Washington, por e-mail. Sarah não esteve envolvida no estudo. “A combinação de técnicas de simulação e observações é lindamente executada para tentar chegar à verdade sobre um evento que ocorreu há dois bilhões de anos.”

O estudo é apenas um modelo. Apesar de dois bilhões de anos serem relativamente pouco em tempo astronômico, nós obviamente não estávamos lá para ver essa fusão acontecer. Então, se trata de nada mais do que uma boa dedução. “Eu acho que as evidências que foram reunidas no artigo são bastante convincentes. Mesmo assim, seria interessante realizar simulações detalhadas tentando seguir esse modelo para poder validá-lo”, diz Monica Valluri, professora de astronomia da Universidade de Michigan, em um e-mail enviado ao Gizmodo.

Já que não podemos ainda viajar no tempo, os modelos astrofísicos como estes podem revelar alguns capítulos estranhos e potencialmente reais sobre a história do nosso universo.

[Nature Astronomy]

Imagem do topo: Torben Hansen (Wikimedia Commons)

FONTE: GIZMODO BRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s