Pular para o conteúdo principal

Japão e Europa preparam missão espacial a Mercúrio para outubro


Ilustração da nave espacial BepiColombo anexada ao estágio superior e adaptador de lançamento de carga útil (à esquerda) após o lançamento. (Foto: ESA/ATG medialab)

Primeiro sobrevoo em Mercúrio está previsto para três anos após o lançamento.

A primeira missão da Europa e do Japão a Mercúrio já tem data marcada: 19 de outubro, anunciou nesta sexta-feira (27) a Agência Espacial Europeia (AEE).

A missão conjunta da AEE com a Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (AJEA) é chamada de BepiColombo e será lançada em um foguete do tipo Ariane 5 do Porto Espacial Europeu em Kourou, na Guiana Francesa. Um trio de naves espaciais irá a Mercúrio.

As naves espaciais viajarão juntas: um módulo de transferência transportará os dois orbitadores científicos - o orbitador da AEE e o orbitador da AJEA- usando uma combinação de energia solar e propulsão elétrica, e nove sobrevoos de gravidade da Terra, Vênus e Mercúrio.

A data escolhida representa a primeira opção a ser lançada, levando em consideração alguns testes adicionais não planejados realizados em Kourou. A janela de lançamento permanece aberta até 29 de novembro.

“Tivemos um grande começo na nossa campanha de lançamento em Kourou, e estamos no caminho certo para o lançamento em menos de noventa dias”, diz Ulrich Reininghaus, gerente de projetos da AEE na BepiColombo.

"Temos um cronograma incrivelmente cheio, mas é ótimo ver nossas espaçonaves sendo construídas juntas para o momento final", disse Reininghaus.
Desde que as aeronaves chegaram ao Porto Espacial em maio, muitos preparativos essenciais foram concluídos. Por exemplo, as espaçonaves foram equipadas com seus cobertores protetores de alta temperatura, tanques de xenônio e nitrogênio foram verificados, carregados e pressurizados, e os testes de implantação e instalações finais dos painéis solares estão em andamento.

Simulações para operações importantes também começaram no centro de operações da AEE em Darmstadt, na Alemanha. Os profissionais também estão praticando eventos não-rotineiros para se preparar para possíveis eventualidades na jornada para Mercúrio.

A espaçonave composta fará o primeiro sobrevôo em Mercúrio apenas três anos após o lançamento. Uma série de instrumentos científicos estará ativa durante o voo planetário, com as webcams do módulo de transferência oferecendo o potencial para capturar imagens simples antes que a câmera principal esteja operacional na órbita de Mercúrio.

Uma vez separadas em suas órbitas finais, as duas naves científicas farão medições complementares do planeta e de seu ambiente, desde o seu interior profundo até sua interação com o vento solar, para fornecer a melhor compreensão de Mercúrio até hoje. Os resultados fornecerão uma visão de como o planeta mais interno de um sistema solar se forma e evolui próximo a sua estrela-mãe.

Em 2004, a Nasa lançou a sonda Messenger, que circulou Mercúrio durante quatro anos.


Montagem mostra diferentes estágios da viagem até Mercúrio (Foto: ESA/ATG medialab)


Engenheiros que trabalham na integração do Orbitador Mercury Magnetospheric (OMM) japonês da missão BepiColombo como parte dos preparativos de lançamento na Europa. (Foto: ESA - S. Corvaja)

3 de Agosto de 2004 - Lançamento da Sonda MESSENGER Para Mercúrio


FONTE: G1.COM - Space Today TV

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s