Pular para o conteúdo principal

Termorfologia: Folha 2D vira objeto 3D usando calor



Morfologia térmica

Já pensou em escolher um produto na vitrine de uma loja, levá-lo para casa facilmente na forma de uma folha - plana ou enrolada - e depois fazer o produto "pipocar" de 2D para 3D usando um secador de cabelo?

Esse é o conceito que Byoungkwon An e seus colegas da Universidade Carnegie Mellon, nos EUA, estão propondo.

Eles criaram uma técnica para imprimir objetos 3D na forma de folhas planas. Quando aquecidas - em água quente ou usando um soprador de calor - as folhas assumem seu formato definitivo, tridimensional.

Byoungkwon An batizou sua técnica de "termorfologia" - uma mudança de forma acionada por calor.

Cadeiras, barcos e satélites

O processo é feito em uma impressora 3D comum usando como tinta vários tipos de materiais termoplásticos. A deposição do material é controlada com precisão alterando-se a velocidade da impressora em cada detalhe, o que permite combinar materiais propensos à deformação com materiais do tipo borracha, que resistem à contratura, e variar a espessura das camadas.

Embora tenham usado uma impressora 3-D padrão, os pesquisadores substituíram o software de código aberto da máquina por um código proprietário que calcula automaticamente a velocidade de impressão e os padrões necessários para alcançar os ângulos de dobra desejados.

"O software é baseado em uma nova teoria de dobramentos em curva que representa faixas de uma área curva. O software baseado nessa teoria pode compilar qualquer forma de malha 3-D arbitrária em uma folha termoplástica associada em poucos segundos, sem intervenção humana," disse Byoungkwon An.

Os objetos emergem da impressora 3D como um plástico rígido e plano. Quando essa folha plástica é colocada em água quente ou soprada com calor o suficiente para deixá-la macia - mas não quente o suficiente para derreter - o processo de dobramento é acionado.

"Acreditamos que o algoritmo geral e os materiais já existentes devem nos permitir, eventualmente, fabricar objetos grandes e fortes, como cadeiras, barcos ou até mesmo satélites," disse o pesquisador Jianzhe Gu.



Bibliografia:

Thermorph: Democratizing 4D Printing of Self-Folding Materials and Interfaces
Byoungkwon An, Ye Tao Zhejiang, Jianzhe Gu, Tingyu Cheng, Xiang Chen, Xiaoxiao Zhang, Wei Zhao, Youngwook Do, Shigeo Takahashi, Hsiang-Yun Wu, Teng Zhang, Lining Yao
Proceedings of the 2018 CHI Conference on Human Factors in Computing Systems
Vol.: 1, Paper No. 260
DOI: 10.1145/3173574.3173834

FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLOGICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz