Pular para o conteúdo principal

Experimento com detonador de rochas mostra que água da Terra pode mesmo ter vindo de asteroides



Por: Ryan F. Mandelbaum

Você talvez já tenha ouvido a teoria de que asteroides são os responsáveis pela presença de água na Terra. Você também deve ter pensado: haha, sem chance que os asteroides podem ter trazido toda a água para a Terra. Mas impactos falsos de asteroide agora estão mostrando que, sim, talvez eles trouxeram.

Cientistas da Universidade Brown descobriram que as rochas derretidas dos asteroides “guardam quantidades surpreendentemente grandes de água”. E isso é importante não apenas para a história de nosso planeta, mas para a de outros também.

“Se os impactos guardam água com sucesso em planetas em crescimento de outros sistemas planetários — e temos todas as razões para acreditar que façam isso —, então, muitos planetas devem ter água em sua superfície ou dentro deles”, disse o autor do estudo, Terik Daly, da Universidade Brown, em entrevista ao Gizmodo. “Se essa água é líquida (em vez de vapor ou gelo), então, bingo, você tem um dos três ingredientes-chave para a vida como a conhecemos.”

O experimento dos pesquisadores usou o NASA Ames Vertical Gun Range, que é, como o nome indica, uma arma vertical. Ele existe desde a década de 1960, para ajudar a estudar impactos de alta velocidade, como parte do Projeto Apollo. Para o experimento, que aconteceu em um vácuo, os pesquisadores carregaram a arma de 2,5 metros com asteroides falsos feitos de antigorita mineral, que eles então dispararam cinco vezes mais rápido do que uma bala normal, a 18 mil km/h, em um ângulo de 45º para baixo, em direção a uma rocha vulcânica púmice sem água, que representava a Terra.


Vidro que sobrou do impacto (Foto: Terik Daly)

O resultado foi uma bagunça — pedaços de meteorito restantes, breccias (uma rocha que consiste de vários pedaços menores conectados) e vidros gerados pelo alto calor do impacto. Todos os três continham água restante dos pedaços do asteroide, de acordo com o estudo publicado nesta quarta-feira (25), na Science Advances. O vapor d’água escapando do meteorito pode ter estado preso pelas breccias e vidros em formação.

Uma pesquisadora não envolvida no estudo, Kathrin Altwegg, da Universidade de Berna, na Suíça, disse ao Gizmodo que esse foi um “belo experimento e com bom resultado”. E o mais importante é que demonstra o quão cruciais os experimentos reais, tangíveis, são, em comparação com apenas discutir modelos.

Alguns cientistas não estão contentes com a ideia de asteroides trazendo água para a Terra, explicou Altwegg, com base em seus modelos. Eles alegam que, “depois do impacto, toda a água e os voláteis são perdidos”, ela disse. Mas esse experimento “torna mais provável que os asteroides possam, de fato, ter sido a fonte da água terrestre”.


A arma vertical. (Foto: NASA)

Este debate segue em andamento, e não é um só estudo que vai responder de onde veio a água da Terra. Além disso, esse foi um experimento de pequena escala, não um impacto real de meteoro, então não é um teste perfeito da teoria.

Mas mármores disparados de uma arma enorme parecem sugerir que, sim, talvez os asteroides realmente tenha trazido parte da água que tornou a vida terrestre possível.

[Science Advances]

Imagem do topo: Terik Daly

FONTE: GIZMODO BRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz