Pular para o conteúdo principal

Sonda europeia tira foto deslumbrante da superfície de Marte


SONDA TRACE GAS ORBITER (TGO), DA ESA, PROCURA POR EVIDÊNCIAS DE VIDA EM MARTE (FOTO: ESA/DAVID DUCROS)

Quem costuma tirar nosso fôlego com fotos espetaculares de Marte é a sonda Mars Reconaissance Orbiter (MRO), da NASA, com sua poderosíssima câmera HiRISE. Mas, para a alegria de todos nós, tudo indica que uma nova concorrente chegou com tudo para nos deslumbrar com vistas panorâmicas do planeta vermelho: a nave Trace Gas Orbiter (TGO), da ESA, a agência espacial europeia.

Inserida há poucas semanas em uma nova órbita praticamente circular, a 400 quilômetros da superfície marciana, a sonda estreou no dia 15 de abril a câmera CaSSIS, um dos quatro instrumentos que carrega. Três imagens em cores diferentes foram tiradas quase ao mesmo tempo e sobrepostas, para registrar a Cratera Korolev.

De acordo com o IFLScience, os "cliques" ocorreram ao amanhecer, por volta das 7 da manhã, hora local. Naquele momento, os raios do Sol acabavam de iluminar a cordilheira que delimita as bordas da cratera. No topo das montanhas, o característico branco das geleiras contrasta com os tons avermelhados das dunas de areia típicas de Marte.

"Ficamos realmente satisfeitos ao ver como essa foto ficou boa, dadas as condições de luz", disse em comunicado Antoine Pommerol, membro da equipe responsável pela câmera. "Mostra que a CaSSIS pode fazer uma enorme contribuição aos estudos dos ciclos de dióxido de carbono e água em Marte."

Parte da ambiciosa missão ExoMars, desenvolvida pela ESA em parceria com a Roscosmos, a sonda TGO chegou ao planeta vermelho em 2016 com um objetivo: detectar a presença de gases raros na atmosfera que possam indicar a presença de vida microbiana em Marte.

A presença de metano, ainda inexplicada, pode ser um indício de atividade biológica. No último sábado (21), já na nova órbita, a sonda deu sua primeira "farejada" para analisar as moléculas presentes na atmosfera.


IMAGEM MOSTRA TRECHO DE 40 QUILÔMETROS DE EXTENSÃO NA CRATERA KOROLEV (FOTO: ESA/ROSCOSMOS/CASSIS)

FONTE: REVISTA GALILEU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz