Pular para o conteúdo principal

Cientistas descobrem no Peru vestígios do maior sacrifício de crianças da História


As crianças foram enterradas na lama junto com lhamas, por volta do ano 1450

Arqueólogos descobriram o que pode ter sido o maior sacrifício em massa de crianças da História.

Mais de 140 crianças foram mortas ao mesmo tempo na costa norte do Peru, há cerca de 550 anos.

Os vestígios do sacrifício foram encontrados perto da cidade de Trujillo, que fica próxima ao centro da antiga civilização chimú. O império chimú, que adorava uma divindade ligada à Lua, chegou a controlar um território que se estendia por 970 km na costa e nos vales do interior do Peru, entre a fronteira com o Equador até o local onde hoje se encontra a capital, Lima.

Mais de 200 jovens lhamas também foram mortas junto com as crianças – todos em um mesmo ritual.

A descoberta, possível graças ao apoio da National Geographic Society, foi revelada com exclusividade pelo site da revista National Geographic .

Até hoje, o maior sacrifício ritual de crianças de que havia evidências é o de 42 vítimas feito em um templo da cidade asteca Tenochtitlán (que hoje é a Cidade do México).

Escavações
"Eu não esperava (uma descoberta deste tamanho)", disse John Verano, um dos pesquisadores-chefe, à publicação.

A primeira descoberta de vítimas de sacrifícios humanos no local, feita em 2011, revelou os restos mortais de 40 crianças e 74 lhamas, durante a escavação de um templo de 3,5 mil anos.

A contagem final, anunciada nesta semana, foi de 140 crianças mortas. A pesquisa mostra que as vítimas tinham entre 5 e 14 anos, mas a maioria estava na faixa dos 8 aos 12 anos, segundo a National Geographic.

Os pesquisadores sabem que as crianças foram sacrificadas em um ritual porque elas têm marcas de cortes nos ossos que condizem com morte em sacrifícios humanos. A vítimas tinham cortes no esterno, o osso central do peito, e nas costelas – o que pode indicar que o coração foi removido.


Os esqueletos foram encontrados em Huanchaquito, próximo da cidade de Trujillo

Além disso, muitas das crianças foram pintadas com tinta vermelha brilhante feita com cinábrio, um minério de mercúrio.

As lhamas, que tiveram o mesmo destino das crianças, tinham todas menos de 18 meses e foram enterradas com o rosto virado para as montanhas dos Andes.

Oferta aos deuses
"Quando as pessoas ficam sabendo sobre o que aconteceu e sobre escala do evento, a primeira pergunta que fazem é: por quê?", diz Gabriel Prieto, que também é pesquisador-chefe no projeto,

A escavação dá um sinal: a camada de lama em que as vítimas foram enterradas pode ter sido criada por "uma chuva pesada e um alagamento" em uma área normalmente seca – possivelmente causados por um mau tempo resultante de eventos meteorológicos extremos, como um El Niño, por exemplo.

A situação pode ter causado problemas para os pescadores na área e destruído a extensiva infraestrutura de canais de irrigação para a agricultura da civilização Chimú, diz a National Geographic. O sacrifício pode ter tido o objetivo de acalmar o que poderia ser considerada fúria dos deuses ou de pedir ajuda para superar as dificuldades.

A datação por carbono feita nos tecidos encontrados no local sugere que o incidente aconteceu entre os anos 1400 e 1450.


O local da escavação, próximo da cidade Trujillo, é conhecido como Huanchaquito-Las Llamas

Os chimú foram conquistados pelos incas apenas algumas décadas após a época em que foi feito o sacrifício em massa. Cinquenta anos depois, os espanhóis chegaram na América do Sul e conquistaram o império inca.

FONTE: BBC BRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s