Pular para o conteúdo principal

Conquistar Marte não é moleza



POR SALVADOR NOGUEIRA

Projetos de bilionário americano para a colonização de Marte sofrem com imprevistos.

FALAR É FÁCIL
Quando não está ocupado vendendo carros elétricos, cavando túneis para transporte ultra-rápido e fazendo tetos de painéis solares, Elon Musk gasta seu tempo tentando criar a primeira colônia marciana — objetivo declarado da empresa SpaceX. Mas nem tudo tem saído conforme os planos.

O FIM DA RED DRAGON
No ano passado, Musk havia anunciado que lançaria a cada biênio uma cápsula Dragon para pousar em Marte, começando em 2018. A missão, chamada de Red Dragon, primeiro foi adiada para 2020 e, no mês passado, discretamente, cancelada.

SEM CHÃO
A Red Dragon seria baseada na mesma cápsula que deve levar astronautas à Estação Espacial Internacional a partir do ano que vem. De início, as Dragons foram projetadas para ter pés retráteis e pousar em terra. Mas a SpaceX desistiu da ideia e decidiu que as Dragons só pousarão no mar, com para-quedas. Nessa, o sistema requerido para descer em Marte foi deletado.

O GRANDE FOGUETE
Outro elemento necessário para levar a Dragon além da órbita terrestre é o foguete Falcon Heavy. Quando ficar pronto, será o lançador mais potente do mundo. Mas está atrasado. Musk anunciou que o primeiro lançamento será em novembro deste ano, mas já antecipou que há grande chance de que não funcione.

SILÊNCIO LUNAR
A SpaceX também tem sido discreta sobre como vai realizar um voo com duas pessoas ao redor da Lua até o fim de 2018, como Musk havia anunciado em fevereiro. Esse voo depende de testes bem-sucedidos tanto do Falcon Heavy quanto da cápsula Dragon tripulada, que ainda estão por acontecer.

O FOGUETE MAIOR AINDA
Apesar disso, o sonho de colonizar Marte não foi abandonado. A SpaceX está criando uma nova versão, menor, do seu Sistema de Transporte Interplanetário — um enorme lançador capaz de levar dezenas de pessoas por vez até Marte. Com a promessa de divulgar esses planos no mês que vem, no Congresso Internacional de Astronáutica, Musk já sacou que, apesar dos sucessos, colonizar o espaço ainda é o maior desafio que ele se propôs a enfrentar.

BÔNUS: E AQUELE PAPO DE QUE A NASA ADMITIU RECENTEMENTE QUE NÃO TEM DINHEIRO PARA IR A MARTE…

…não é bem assim. William Gerstenmaier, vice-administrador de Exploração Humana da agência espacial americana, disse numa conferência que não podia determinar em que ano exatamente a Nasa pretendia realizar um pouso tripulado em Marte porque não há no momento verba para o desenvolvimento do módulo de pouso. E concluiu dizendo que esse futuro desenvolvimento exigiria novas verbas para a agência espacial.

Pronto, foi o que bastou para parte da mídia e as redes insociáveis proclamarem que a Nasa havia desistido de sua “jornada a Marte”. A verdade verdadeira é que não houve desistência alguma, e todos os planos da agência apresentados até hoje sempre foram apenas até o ponto em que astronautas poderão orbitar Marte, em algum momento da década de 2030 (o que provavelmente deve ter motivado a pergunta a Gersteinmaier, e a resposta que ele deu).


Imagem da Nasa detalhando o que a agência tem por objetivo para a década de 2030. Procure aí algo sobre um pouso tripulado. Não tem. Nunca teve. (Crédito: Nasa)

Claro que, uma vez que se desenvolva a espaçonave para ir até a órbita do planeta vermelho, haverá pressão para criar um sistema específico para pousar. Mas isso nunca esteve oficialmente nos planos divulgados pela agência. Aliás, toda a noção da “jornada a Marte” sempre foi mais uma aspiração do que um programa propriamente dito.

Todo o planejamento preliminar feito até agora, envolvendo o foguete SLS, as cápsulas Órion e a construção de uma estação/espaçoporto ao redor da Lua como plataforma para o voo até o planeta vermelho, ainda não tem sinal verde da agência ou de seus parceiros internacionais. O plano segue sendo refinado e pode mudar de curso caso o governo americano decida que a prioridade deveria ser um retorno à Lua, em vez de uma viagem a Marte. Mas, até este momento, oficialmente, nada mudou. A Nasa segue, no compasso da tartaruga, em sua “jornada a Marte” para a década de 2030.



FONTE: http://mensageirosideral.blogfolha.uol.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz