Pular para o conteúdo principal

Morre o matemático Maurício Peixoto, um dos fundadores do IMPA


MAURÍCIO MATOS PEIXOTO, UM DOS FUNDADORES DO IMPA (FOTO: DIVULGAÇÃO/IMPA)

Ele também foi presidente do CNPq, da Academia Brasileira de Ciências e da Sociedade Brasileira de Matemática

O Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) confirmou neste domingo (28), a morte de Maurício Matos Peixoto, um dos fundadores da entidade. Ele faleceu aos 98 anos, no Rio de Janeiro.

Peixoto era matemático e foi presidente do CNPq, da Academia Brasileira de Ciências e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Recebeu o Prêmio Moinho Santista em 1969, condecoração que reconhece estímulos à produção intelectual brasileira. Anos mais tarde, em 1987, levou o Prêmio de Matemática da Academia Mundial de Ciências (TWAS).

Nascido em 15 de abril de 1921, começou a se interessar por matemática aos 11 anos de idade, justamente por ser reprovado na disciplina. Passou a fazer aulas particulares, quando decidiu que iria se graduar na área. Antigamente, contudo, não existia muitos cursos concretos de matemático. Por isso, Peixoto foi para a Escola de Engenharia da Universidade do Brasil.

Segundo o IMPA, lá ele se tornou amigo de Leopoldo Nachbin, com quem anos mais tarde ajudou a fundar a entidade. Outro colega, Lélio Gama, também participou deste feito.

No começo, o IMPA funcionou em uma salinha do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, na Praia Vermelha, na capital fluminense. "Primeira unidade científica do Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq), o IMPA nasceu com o objetivo de estimular a pesquisa científica em Matemática, formar pesquisadores, difundir e aprimorar a cultura matemática no Brasil", afirma o site da entidade.


MAURÍCIO MATOS PEIXOTO, UM DOS FUNDADORES DO IMPA (FOTO: DIVULGAÇÃO/IMPA)

Na faculdade também conheceu Marília de Magalhães Chaves, com quem se casou em 1946. Ele se separou e ainda teve mais dois casamentos: com Maria Lucia Alvarenga Peixoto e Alciléa Augusto. Dos relacionamentos, foram quatro filhos: Martha, Ricardo, Marcos e Elisa.

Mesmo com o diploma de engenheiro civil, Peixoto não exerceu a profissão. Passou a ensinar matemática e foi aprovado no concurso de Livre-Docência de Mecânica Racional e de Cátedra também na Escola de Engenharia da Universidade do Brasil.

Nos anos 1960, Peixoto lecionou na Brown University, nos Estados Unidos. Quando retornou ao Brasil, na década seguinte, deu aulas no Instituto de Matemática e Estatística (IME) da Universidade de São Paulo (USP).

Ele desenvolveu o Teorema de Peixoto, que caracteriza os campos de vetores estruturalmente estáveis em variedades compactas de dimensão. De acordo com o IMPA, o estudo "foi um marco matemático no Brasil e no mundo, relacionado a Sistemas Dinâmicos"

Peixoto foi presidente do CNPq entre 1979 e 1980. Ele também presidiu a Academia Brasileira de Ciências, da qual era membro desde 1949. Ficou no cargo durante dez anos, e depois virou pesquisador emérito do IMPA. Ele também foi nomeado membro do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia.

FONTE: REVISTA GALILEU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s