Pular para o conteúdo principal

Astrônomos fazem vídeo de um buraco negro girando como um pião



Por Ryan F. Mandelbaum

Astrônomos de diferentes partes do mundo conseguiram criar uma pequena visualização de um buraco negro ativo oscilando como um pião, de acordo com um novo artigo. Essa é uma observação muito importante nesse campo.

Os buracos negros podem parecem aspiradores cósmicos, mas conforme eles sugam a matéria de seu ambiente, eles lançam jatos de alta energia de materiais. Essa observação pioneira mostra que, em casos quando o disco de matéria de uma estrela e o giro de um buraco negro próximo estão desalinhados, o buraco negro pode lançar jatos para diversas direções, fazendo com que ele se pareça com um enorme pião durante apenas algumas horas.

Os cientistas esperam que o entendimento dessa situação caótica os ajudem a entender melhor outros eventos esquisitos do universo.

“Isso poderia incluir outros tantos eventos brilhantes e explosivos no universo, como a sucção rápida de buracos negros supermassivos ou eventos de ondas disruptivas, quando um buraco negro fragmenta uma estrela”, disse Gemma Anderson, pesquisadora da Universidade Curtin da Austrália, em um comunicado à imprensa.

V404 Cygni é um sistema a 8 mil anos-luz de distância, consistindo de um buraco negro que tem abocanhado a matéria de uma estrela.

No dia 22 de junho de 2015, cientistas que trabalhavam em 10 telescópios de rádio ao redor do mundo mediram uma explosão de jatos a partir do sistema durante quatro horas – que provavelmente foi causado pelo fato de o buraco negro aspirava matéria muito rapidamente – um banquete cósmico, basicamente.

Normalmente, os cientistas acumulariam todos esses dados para tentar fazer uma única imagem do período observacional, mas a emissão de energia do buraco negro mudava muito rapidamente. Por isso, eles produziram 103 imagens, cada uma representando 70 segundos de observação. Então, eles combinaram essas imagens com algum processamento de dados e modelagem para criar esta visualização:



Os jatos de energia parecem oscilar em 30 graus durante esse período, deixando nuvens de plasma, de acordo com o artigo publicado na revista Nature.

“Estamos obtendo essa precessão [mudança do eixo de rotação] de jato muito mais rapidamente do que pensávamos”, disse o autor do estudo e professor de física da Universidade de Alberta, Gregory Sivakoff, ao Gizmodo.

Os pesquisadores criaram um curto vídeo a partir dos dados, mostrando as nuvens de plasma indo para longe do buraco negro.

O que poderia estar causando isso? Bem, buracos negros possuem campos gravitacionais incrivelmente fortes, e a gravidade é apenas uma deformação do espaço e tempo. Buracos negros rodopiantes puxam o espaço e o tempo junto com eles enquanto giram.

A estrela e o disco de matéria estão ligeiramente desalinhados da direção de giro do buraco negro e, por isso, produz essa oscilação. Os astrônomos então observaram o resultado – os jatos rodopiantes.

Outros cientistas também estão animados com o resultado. “Isso é um grande avanço para o campo”, disse ao Gizmodo Jose Gómez, pesquisador do Instituto de Astrofísica de Andalucía (CSIC) na Espanha, que revisou o artigo. Ele e Sivakoff apontaram que a análise foi complexa, considerando como os pesquisadores precisaram quebrar os dados em pequenos segmentos.

Isso é legal por muitos motivos. Cientistas esperam entender como esses jatos dançantes se comportam ao redor de buracos negros, como aqueles que ficam no centro das galáxias, uma vez que eles podem influenciar a formação de estrelas, disse Sivakoff.

Talvez você se lembre que, no começo desse mês, cientistas do Event Horizon Telescope (EHT) publicaram a primeira imagem da sombra que um buraco negro lança sobre a luz atrás deles. Tanto o time do EHT quanto esse grupo utilizaram interferometria de longa linha de base para transformar a Terra em si em um telescópio – e ambos os grupos agora esperam fazer vídeos de buracos negros evoluindo com o tempo.

Com mais observações e melhores telescópios, a possibilidade de termos um vídeo que mostre buracos negros engolindo matéria no futuro aumenta.

FONTE: GIZMODO BRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mémorias da Ufologia: Caso SANTA ISABEL

FOTOS DO LAUDO

Na localidade de Santa Izabel(SP) em junho de 1999, a Sra. Alzira Maria de Jesus foi encontrada morta na sua cama, e por volta das 8 hs da manhã sua nora percebe o fato e sai imediatamente para ir ao orelhão e ligar para o seu marido e espera à ajuda e , ao chegar de volta em casa quase 40 min.depois a nora vê o corpo da sra. com o rosto totalmente desfigurado e praticamente sem carne; foi feito o boletim de ocorrência na delegacia da cidade sob n°145/99 em 24 de Junho. Posteriormente confirmou-se que à causa da morte foi a parada respiratória, mas o que aconteceu realmente como rosto desta sra. num espaço menor de uma hora?O laudo é cita sobre as configurações do mesmo, inclusive nas cavidades oculares, mas o que teria causado à perda do rosto ficou indeterminada. Mais estranho ainda é que na noite anterior aos fatos foram vistas bolas de luz voando nessa região rural e no início da madrugada os animais,como cachorros,gansos,e outros começaram à fazer um intenso barulh…

O caso Artur Berlet, O homem que foi para o Planeta Acart

O "Caso Berlet" ocorreu em 25 de maio de 1958 (faleceu em 1995), quando o gaúcho Artur Berlet, da cidade de Sarandí – RS, desapareceu por 11 dias.
Segundo Berlet teria sido abduzido e levado para um planeta chamado Acart aproximadamente 65,000,000 km da terra, demorou cerca de 38horas para chegar, onde ficou 11 dias em uma cidade com quase 90 milhões de habitantes. O curioso do fato que conseguiu comunicação com extraterrestres através do idioma Alemão.

Durante esse tempo, Berlet teve a chance de ver a Terra a partir do espaço. conhecer objetos e tecnologias que só teríamos posteriormente no decorrer do avanço dos humanos.
Após décadas, a fantástica história do gaúcho ainda surpreende a todos. Quem reconstituiu a história desse caso para a RBS foi a professora Ana Berlet, filha de Artur.

Vejam o nível da informação:

O Artur Berlet através de uma aparelho de Acart o qual olhou a terra, disse;
“a terra era AZUL.”



Ok ! parece nada demais, mas o fato é que ele disse anos ant…

A noite em que Lavras (MG) parou para ver um UFO

Serra da Bocaina no município de Lavras (MG)

Na noite de 1º de junho de 1969, um UFO sobrevoou a cidade de Lavras, região Sul do estado de Minas Gerais, sendo observado por centenas de pessoas. O fotógrafo amador e médico Dr. Rêmulo Tourino Furtini tirou diversas fotografias do estranho objeto, que chegou a fazer um pouso em um pasto existente na época. O sargento Inocêncio França do Tiro de Guerra local e vários atiradores comprovaram o pouso, constatado tecnicamente após o ocorrido. Na época, o caso foi notícia na mídia de todo o país, despertando o interesse da Nasa e até mesmo do extinto bloco soviético.


Ufo é fotografado na madrugada

Naquela fria madrugada de 1º de junho de 1969 algumas pessoas encontram-se nas ruas, já que no tradicional Clube de Lavras estava acontecendo um dos seus famosos bailes. Alguns bares encontravam-se abertos e alguns bêbados ziguezagueavam por aquelas ruas tranquilas.

Era uma noite comum de inverno, como tantas outras em uma cidade interiorana, quando…