Pular para o conteúdo principal

Imagem de astrofotógrafo brasileiro é destaque em site da NASA


CRUX, CONSTELAÇÃO DE CRUZEIRO DO SUL (FOTO: CARLOS KIKO FAIRBAIN)

Fotografia da constelação Cruzeiro do Sul foi captada do céu noturno da cidade Alto Paraíso de Goiás

Na última sexta-feira (26), o site Astronomy Picture of the Day (Apod), mantido pela NASA, destacou uma fotografia da Crux, constelação de Cruzeiro do Sul, feita pelo brasileiro Carlos "Kiko"Fairbairn. Diariamente, o portal dá ênfase para uma imagem do espaço produzida por amadores ou cientistas profissionais.

A astrofotografia, ramo especializado em registrar corpos celestes e outros fenômenos astronômicos, é hobby de Fairbain há alguns anos. Não é a primeira vez que ele tem uma imagem reconhecida pela agência espacial norte-americana: em julho de 2018, sua foto da Lua de Sangue entrou no Apod. Desde 2015, ele já teve mais seis registros destacados.

"O que acho legal é que eles dão espaço para pessoas que não estão em observatórios profissionais", diz Fairbain à GALILEU. "Acho isso importante porque cria uma ponte de proximidade das pessoas com a ciência e a astronomia."

A foto da Crux foi registrada sob o céu norturno brasileiro da cidade de Alto Paraíso de Goiás em junho de 2018. "Abrangendo cerca de 20 graus, começa com a extensão escura da nebulosa Coalsack no canto inferior esquerdo, debaixo de um braço do Southern Cross", diz a explicação do Apod. "Essa constelação compacta é encimada por Gamma Crucis amarelada brilhante, uma estrela gigante fria a meros 88 anos-luz de distância. Uma linha de Gamma Crucis através da estrela azul na parte inferior da cruz, Alpha Crucis, aponta para o polo celeste sul."

Para encontrar o corpo celeste, o indicado é seguir a Via Láctea para a direita, onde "seu olhar passará pela IC 2948, conhecida como a nebulosa Running Chicken, antes de atingir Eta Carinae e a Nebulosa Carina, perto da borda direita do quadro", continua a descrição. Localizada a aproximadamente de 7,5 mil anos-luz da Terra, a Nebulosa Carina é uma região onde há constante formação de estrelas.

Arte-ciência
Ao lado de mais 24 astrofotógrafos brasileiros amadores, Fairbain lançou o livro Encontro Brasileiro de Astrofotografia, Vol. - 2018. A obra reúne mais de 70 imagens do espaço, entre aglomerados de galáxias, estrelas, nebulosas e pulsares. "A astrofotografia tem poder muito grande de fazer a tradução entre o universo e as pessoas", comenta ele.

O livro, que está disponível para download gratuito no site do Clube de Astronomia de Brasilia (CAsB), é destaque da edição de maio (nº 334) da GALILEU. Garanta a sua revista para conhecer um pouco mais sobre este ramo de arte-ciência e o projeto dos astrofotógrafos.

FONTE: REVISTA GALILEU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s