Pular para o conteúdo principal

Robôs que imitam células poderão destruir a Terra?


Os robôs-partículas não fazem nada sozinhos, mas funcionam como um "tecido" quando se juntam. [Imagem: Shuguang Li et al. - 10.1038/s41586-019-1022-9]

Robô particulado

Os robôs atuais são geralmente dispositivos completos formados por componentes interdependentes, cada um com uma função específica - se uma peça falhar, o robô pára de funcionar.

Nos enxames robóticos, por sua vez, cada robô é uma máquina que funciona independentemente, permitindo que o todo continue executando sua função mesmo se uma ou algumas partes falharem.

Agora, Shuguang Li e colegas da Universidade de Colúmbia, nos EUA, demonstraram pela primeira vez uma maneira de construir um robô composto de muitos componentes "burros" e apenas fracamente acoplados uns aos outros, mas que consegue executar uma tarefa quando os componentes se juntam.

Ao contrário dos robôs modulares ou de enxame, cada componente é simples e não possui identidade individual ou posição endereçável - é o que os pesquisadores chamam de "partícula robótica".

Robô com comportamento biológico

Cada unidade, ou robô-partícula, pode realizar apenas oscilações volumétricas uniformes - ligeiras expansões e contrações - mas não se mover de forma independente.

As coisas só acontecem quando uma série dessas partículas robóticas se ajuntam em um aglomerado "pegajoso". O grupo inteiro começa a oscilar em reação a uma fonte de luz. As oscilações individuais das partículas fazem com que o robô inteiro lentamente comece a se mover para a frente, em direção à luz.

Mesmo em configurações amorfas, os robôs-partículas exploram os fenômenos da mecânica estatística para produzir locomoção. Esse processo gera um movimento que permite que o robô viaje rumo a um objeto, abrace um objeto como se fosse um glóbulo branco engolindo um invasor, ou mesmo transporte um objeto.

Se precisar passar por um túnel, por exemplo, o enxame pode se estreitar, atravessar a abertura e se remontar como uma bolha no outro lado.


Nesta demonstração os robôs foram atraídos pela luz, mas eles podem ser programados para seguir outros sinais. [Imagem: Shuguang Li/Columbia Engineering]

Ecofagia

O robô mimetiza o comportamento das células vivas, que se reúnem e migram coletivamente sob certas condições, como quando as células inflamatórias viajam pela corrente sanguínea até o local de um ferimento para ajudar no processo de cura.

Mas esse robô composto também é uma demonstração de um conceito que apavorou muitos nos primórdios da nanotecnologia: O conceito grey goo, ou ecofagia, que envolve robôs microscópicos capazes de se autorreplicarem manipulando átomos individuais - se saírem do controle, eles poderiam consumir toda a matéria da Terra construindo outros robôs, em um processo que se acelera de forma logarítmica.

A maioria dos pesquisadores descarta essa possibilidade - mas nem todos.

"Você pode pensar em nosso novo robô como o proverbial 'Grey Goo'," diz o professor Hod Lipson. "Nosso robô não tem um único ponto de falha nem controle centralizado. Ele ainda é bastante primitivo, mas agora sabemos que esse paradigma fundamental da robótica é realmente possível. Achamos que ele pode até explicar como grupos de células podem se mover juntos, mesmo que as células individuais não possam."

É claro que esses robôs são grandes e podem apenas se mover: eles estão muito longe de poder capturar átomos individuais para construir outras versões de si próprios.

Bibliografia:

Particle robotics based on statistical mechanics of loosely coupled components
Shuguang Li, Richa Batra, David Brown, Hyun-Dong Chang, Nikhil Ranganathan, Chuck Hoberman, Daniela Rus, Hod Lipson
Nature
Vol.: 567, pages 361-365
DOI: 10.1038/s41586-019-1022-9

FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

Mémorias da Ufologia: Caso SANTA ISABEL

FOTOS DO LAUDO Na localidade de Santa Izabel(SP) em junho de 1999, a Sra. Alzira Maria de Jesus foi encontrada morta na sua cama, e por volta das 8 hs da manhã sua nora percebe o fato e sai imediatamente para ir ao orelhão e ligar para o seu marido e espera à ajuda e , ao chegar de volta em casa quase 40 min.depois a nora vê o corpo da sra. com o rosto totalmente desfigurado e praticamente sem carne; foi feito o boletim de ocorrência na delegacia da cidade sob n°145/99 em 24 de Junho. Posteriormente confirmou-se que à causa da morte foi a parada respiratória, mas o que aconteceu realmente como rosto desta sra. num espaço menor de uma hora?O laudo é cita sobre as configurações do mesmo, inclusive nas cavidades oculares, mas o que teria causado à perda do rosto ficou indeterminada. Mais estranho ainda é que na noite anterior aos fatos foram vistas bolas de luz voando nessa região rural e no início da madrugada os animais,como cachorros,gansos,e outros começaram à fazer um intenso bar

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/