MARTE (FOTO: NASA/JPL/MALIN SPACE SCIENCE SYSTEMS)
Som será utilizado em teste para detectar a existência de relâmpagos no Planeta Vermelho
A sonda ExoMars, da Agência Espacial Europeiae da agência russa Roscosmos, será lançada até Marte em uma missão não tripulada que tem previsão de acontecer em 2020. A missão ESA-Roscosmos irá dar a oportunidade para que humanos enviem suas vozes até o Planeta Vermelho.
O sonho de explorar o planeta tem sido alimentado por diversas descobertas da ESA como a da sonda Mars Express, que registrou imagens que mostram que Marte já teve água corrente no passado.
Em Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, foi comprovada a existência de relâmpagos. Como os cientistas não sabem se em Marte existem esses fenômenos, serão investigados tais sinais utilizando instrumentos científicos na plataforma Kazachok.
A tecnologia ainda servirá para o estudo do clima, atmosfera, radiação e a possível presença de água congelada submersa.
No local, a existência das descargas elétricas serão estudadas através de medições do campo eletromagnético de acordo com o grau de frequências audíveis. Um instrumento de análise de ondas medirá as frequências eletromagnéticas típicas dos relâmpagos.
“ Nós precisamos armazenar dados de teste em um chip de memória do instrumento para transmitir esses dados de volta à Terra e verificar a sua funcionalidade”, disse Ondrej Santolik, investigador principal do instrumento.
SONDA PHOENIX DA NASA, QUE BUSCOU POR SINAIS DE ÁGUA EM MARTE EM 2008. (FOTO: NASA/JPL)
Segundo Santolik, em vez de usar formas ondulares arbitrárias, os dados enviados à Terra serão usados em um evento público. Por isso, o arquivo com a voz de quem quiser participar será salvo no chip e enviado de Marte até o nosso planeta. Assim que o som chegar ao laboratório em formato de ondas, ele será analisado para confirmar se o equipamento está pronto para iniciar suas funções científicas.
“A competição é um modo criativo de verificar a funcionalidade do instrumento. Nós esperamos que isso inspire muitas pessoas a se unir a nós na jornada em busca de sinais de vida em Marte”, afirmou o cientista da Agência Espacial Europeia, Jorge Vago.
Quem quiser contribuir para o experimento pode se inscrever até o dia 20 de abril. Os vencedores cuja voz irá a Marte serão escolhidos por votação. Você pode enviar o seu áudio e ainda votar nos seus favoritos no site mars.vesmir.cz.
FONTE: REVISTA GALILEU
Comentários
Postar um comentário