Pular para o conteúdo principal

Cientistas desenvolvem "minicérebro" em laboratório


IMAGEM DOS ORGANOIDES CEREBRAIS CULTIVADOS A PARTIR DE CÉLULAS-TRONCO PELOS PESQUISADORES DE CAMBRIDGE (FOTO: MRC LABORATORY OF MOLECULAR BIOLOGY)

O objetivo é usar o sistema para estudar como o cérebro humano funciona e analisar a evolução das doenças motoras

Cientistas desenvolveram um cérebro que promete acelerar o estudo de doenças motoras. Com tamanho de uma lentilha, o mini órgão reproduz, em parte, as estruturas celulares e respostas fisiológicas encontradas no cérebro humano e foi capaz de emitir conexões com a medula espinhal e músculos retirados de um camundongo. Os resultados foram publicados na revista Nature Neuroscience.

A pesquisa é a mais recente de uma série que está se aproximando com o cérebro humano cultivado em laboratório — desta vez foi criado algo que se aproxima do sistema nervoso central. "Nós gostamos de pensar neles como minicérebro em movimento", afirma Madeline Lancaster, que liderou o trabalho no MRC Laboratory of Molecular Biology, na Inglaterra, ao The Guardian.

O cérebro em miniatura foi desenvolvido a partir de células-tronco humanas, o que permitiu que o organoide (um agregado tridimensional de neurônios criados em laboratório a partir de células da pele) atingisse um estágio de desenvolvimento mais sofisticado do que os experimentos anteriores. Em termos da variedade de neurônios e sua organização, o sistema é semelhante ao cérebro fetal humano em 12 a 16 semanas de gravidez.

Apesar de ser um grande avanço para a ciência, a estrutura ainda é pequena e primitiva demais para ter funções que se aproximem de pensamentos, sentimentos ou consciência.. Enquanto um cérebro humano completamente desenvolvido tem entre 80 e 90 bilhões de neurônios, o organoide tem poucos milhões.

Os cientistas acrescentaram uma medula espinhal de 1 mm de comprimento ao organoide, tirada de um embrião de camundongo. As células cerebrais começaram automaticamente a enviar conexões neuronais, ligadas à medula espinhal e a enviar impulsos elétricos, o que fez os músculos se contraírem.

O objetivo, segundo os cientistas, é usar sistemas como este para estudar como o sistema nervoso se desenvolve e o surgimento de doenças motoras como epilepsia e esquizofrenia. "Obviamente, não estamos apenas tentando criar algo para se divertir", afirma Lancaster. "Queremos usar isso para modelar doenças e entender como essas redes são instaladas em primeiro lugar."

FONTE: REVISTA GALILEU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s