Pular para o conteúdo principal

Mary Anning, a cientista que encontrou criaturas marinhas ancestrais


RETRATO DE MARY ANNING, PALEONTÓLOGA INGLESA, COM SEU CACHORRO TRAY. (FOTO: SEDGWICK MUSEUM / CREATIVE COMMONS)

A paleontóloga inglesa achou um fóssil de um animal de cinco metros que viveu entre o Triássico ao Jurássico: conheça sua história

Nascida em 1799, em Lyme Regis, na Inglaterra, Mary Anning era apenas uma criança quando ajudou o pai dela, Richard, a vender fósseis que ele encontrava na costa britânica de Dorset. Após a morte do pai quando Anning tinha apenas 11 anos, ela e o irmão, Joseph, assumiram as escavações, descobrindo um fóssil de uma criatura marinha de aproximadamente cinco metros.

A criatura fazia parte do gênero de répteis Ichthyosaurus, que viveu do Triássico Superior (Rhaetiano) ao Jurássico Inferior (Pliensbachiano). Depois da primeira descoberta, muitas outras vieram, desenterrando exemplares de Plesiosaurias e de Pterossauros.

Na época em que viveu, as descobertas de Anning tiveram um papel vital para os debates que envolviam a investigação sobre a extinção das criaturas. Georges Cuvier propôs a ideia evolutiva, sugerindo que no passado muitas espécies teriam desaparecido . “Foi controverso porque implicava que nem todas as criações de Deus eram perfeitas. Algumas eram fadadas ao fracasso”, explicou Paul Barret, um especialista em dinossauros do Museu de História Natural de Londres, em entrevista ao periódico britânico The Guardian.

Enfrentando preconceitos

Séculos após sua morte, Anning está sendo reconhecida pelo seu trabalho — ela inclusive será interpretada por Kate Winslet no filme Ammonite, um drama sobre a vida da pesquisadora. Uma campanha foi lançada para criar uma estátua em sua homenagem e o rosto da paleontóloga é candidato para aparecer na próxima nota de 50 euros.

No entanto, durante anos, o trabalho da inglesa não ganhou crédito. Ele era usado como referência para estudos de diversos cientistas homens, mas Anning sequer era citada. “Ela era pobre, mulher e veio de uma família nada conformista”, Barrett contextualizou. “Todos esses fatores foram contra ela — principalmente o fato de ser mulher”.

Por ser do gênero feminino, a Sociedade Geológica discutiu os achados de Anning, mas não a permitia ir aos encontros com outros cientistas — na época, as mulheres eram proibidas de frequentar sociedades científicas.

Como a paleontóloga tinha poucos recursos financeiros, muitas portas também se fecharam. “Fósseis eram coletados e estudados por ricos cirurgiões ou vigários que tinham muito tempo em mãos”, contou o especialista.


LITOGRAFIA DE UM FÓSSIL DE PLESIOSAURO DESCOBERTO POR MARY ANNING EM 1823. (FOTO: GEOLOGICAL SOCIETY OF LONDON / CREATIVE COMMONS )

Descobertas

Apesar dos obstáculos que teve de enfrentar, Anning aproveitou as particularidades geográficas do local onde vivia para fazer suas descobertas — chamada de “Costa Jurássica de Dorset”, a região fora coberta pelo mar há milhares de anos.

Lá, viveram répteis gigantes que caçavam lulas e diferentes tipos de peixes. Anos a morte dessas criaturas, formaram-se seus fósseis, que foram expostos pela atividade tectônica da terra que exibiu os túmulos dos animais enterrados.


CARTA DE MARY ANNING ACERCA DE UMA DESCOBERTA DE UM PLESIOSAURO (FOTO: CREATIVE COMMONS)

Na Costa Jurássica de Dorset, a paleontóloga adquiriu conhecimento anatômico de criaturas marinhas e chegou a trocar cartas com especialistas sobre seus estudos.

“Em uma carta para o geólogo William Buckland, ela se refere aos vertebrados cervicais e aos ossos de um ictiossauro que ela havia descoberto”, disse Andrea Hart, gerente das coleções especiais do Museu de História Natural. “Meus olhos estão tão inchados por ter pegado o fóssil que mal consigo ver para desenhá-lo”, Anning teria escrito.

FONTE: REVISTA GALILEU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s