Pular para o conteúdo principal

Robôs permitem que peixes e abelhas estabeleçam uma comunicação


APESAR DOS ANIMAIS ESTAREM A 700 QUILÔMETROS DE DISTÂNCIA, OS PEIXES CONSEGUIRAM SE COMUNICAR COM AS ABELHAS (FOTO: ESCOLA POLITÉCNICA FEDERAL DE LAUSANNE)

De acordo com o estudo, as espécies começaram a adotar certas características uma das outras

Peixes e abelhas agora podem bater um papo: um time de pesquisadores publicou um estudo no qual eles relatam ter conseguido fazer abelhas da Áustria se telecomunicarem com um grupo de peixes da Suíça. “ Nós criamos uma ponte sem precedentes entre essas duas comunidades animais, permitindo que elas troquem algumas de suas dinâmicas”, disse Frank Bonnet, do BioRob, o Laboratório de Biorobótica da Escola Politécnica Federal de Lausanne, em comunicado.

Para realizar a comunicação, os cientistas captaram os sinais típicos de cada espécie e contaram com o auxílio de um robô. As abelhas vibraram, mudaram de temperatura e produziram movimentos; já os peixes, mudaram de cor, forma e movimentação. Os equipamentos eletrônicos analisaram os sinais produzidos pelos peixes, transmitindo-os para outro robô, que monitorava as abelhas.

Depois, cada robô decodificou as mensagens que recebia de modo que as espécies podiam entender o sinal recebido. “Os robôs agiram como se fossem negociadores e intérpretes em uma conferência internacional”, explicou Francesco Mondada, que também é pesquisador do BioRob.

Apesar dos animais estarem a 700 quilômetros de distância, os peixes conseguiram se comunicar com as abelhas. O contato inicial entre os dois grupos foi um tanto caótico, mas os pesquisadores relataram que após 25 minutos os animais entraram em sincronia.

“As espécies até mesmo começaram a adotar as características uma das outras. As abelhas ficaram um pouco agitadas e menos unidas do que o natural e os peixes começaram a se agrupar mais do que eles normalmente fazem”, descreveu Bonnet.

No futuro, o método comunicativo desenvolvido pode poupar esforços conservacionais, pois ele pode servir para encorajar animais a ficarem em locais mais seguros, sendo possível monitorar as espécies e estudá-las. Veja abaixo vídeo de divulgação da pesquisa (que está em inglês):



FONTE: REVISTA GALILEU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s