Pular para o conteúdo principal

Netuno: tudo o que você precisa saber sobre o planeta azul


Planos da NASA para visitar o planeta estão mais próximos do que se imagina - IMAGEM TIRADA DE NETUNO PELA SONDA VOYAGER 2 (FOTO: NASA/ DIVULGAÇÃO)


Imagine um mundo extremamente escuro, frio e azul. Essas são algumas das características de Netuno, o último planeta de nosso Sistema Solar. Ao todo, a distância entre o planeta azul e o Sol é quase 30 vezes maior que a entre a estrela e a Terra.

O planeta azul tem muitas similaridades com outro mundo do nosso sistema: Urano. Com um centro sólido do tamanho da Terra, Netuno tem em sua composição água, amônia e metano. Sua atmosfera é feita de hidrogênio, hélio e também metano.

É o próprio metano que faz com que Urano e Netuno tenham a mesma cor azul. No caso de Netuno, há também seis anéis que ficam em sua órbita, mas que são imperceptíveis a olho nu.

Netuno tem 24.622 quilômetros de raio, sendo cerca de quatro vezes maior do que a Terra. Para se ter noção, caso a Terra tivesse o tamanho de um níquel, Netuno teria o tamanho de uma bola de beisebol.

O planeta leva 164 anos para dar uma volta completa em torno do Sol — bastante diferente dos 365 dias da Terra.

Conhecendo o planeta azul

Em 1989, doze anos depois de ter deixado o planeta Terra, foi a Voyager 2, responsável por conseguir informações cruciais sobre Netuno. A sonda passou a 4,950 quilômetros do norte polar do planeta e, após cinco horas o orbitando, foi capaz de confirmar a existência de seu maior satélite: a lua Tritão. Desde então, nenhuma sonda foi capaz de chegar tão perto de Netuno.

Em agosto de 2014, a sonda New Horizons passou pelo Cinturão de Kuiper e pela órbita de Netuno — a região era a única em todo o Sistema Solar que ainda não havia sido explorada. A sonda levou 10 anos para chegar a pontos antes nunca visitados, como Plutão.


IMAGEM ILUSTRATIVA DA SONDA VOYAGER 2 (FOTO: NASA/ REPRODUÇÃO)

Clima e superfície

Assim como a Terra, Urano e Netuno possuem estações: no planeta azul, porém, uma estação pode durar algumas décadas em vez de meses.

Netuno pertence a uma classe de planetas com cinturão de asteroides — Júpiter, Saturno e Urano também compartilham dessa mesma classificação. Com uma superfície única e diferente da Terra, Netuno acumula massivas quantidades de gás, como hidrogênio, hélio, e outros.

O planeta é conhecido por ser onde mais venta em todo o Sistema Solar, com ventos de nuvens de metano congelado que chegam a 2 mil km/h. Em termos de comparação, os ventos mais fortes da Terra atingem cerca de 400 km/h.


MONTAGEM DO PLANETA AZUL AO LADO DE SUA MAIOR LUA, TRITON (FOTO: NASA)

As luas de Netuno

Dezessete dias após o planeta azul ter sido descoberto pelo astrônomo britânico William Lassel, especialistas encontraram Tritão, a maior lua de Netuno. Ao todo, o planeta tem 14 satélites confirmados em sua órbita.

Tritão é bastante diferente das luas dos outros planetas, já que orbita no sentido oposto à rotação de Netuno na chamada "órbita retrógrada". De acordo com a NASA, muitos cientistas acreditam que Tritão veio, na realidade, do Cinturão de Kuiper e acabou sendo “capturado” pela gravidade do planeta azul há alguns milhares de anos.

Com 2,7 mil quilômetros de diâmetro, a superfície de Netuno apresenta características vulcânicas, com enormes poços redondos moldada ao longo dos anos pela lava gelada. Acredita-se que seu núcleo seja formado por rocha e metal.


O PLANETA NETUNO AO LADO DA LUA HIPPOCAMP (FOTO: ESA/HUBBLE, NASA, L. CALÇADA)

A menor lua do planeta azul

Com 34 quilômetros de diâmetro, Hippocamp é a menor lua a orbitar o planeta. O satélite já havia sido avistado em 1989, durante a passagem da sonda Voyager 2 e astrônomos o classificaram de “a lua que não devia estar lá”.

Pesquisadores acreditam que a Hippocamp seja, na realidade, um fragmento de Proteus, o segundo maior satélite de Netuno que pode ter colidido com um cometa.

Futuros planos

Especialistas da NASA já começaram a estudar possibilidades para realizar uma missão até o planeta azul. Em 2017, a agência espacial norte-americana completou o estudo “Ice Giant” (Gigante Gelado, em tradução livre), um estudo para explorar especificamente Urano e Netuno. A ideia do trabalho era o de analisar possíveis pontos a serem levados em conta para formalizar uma missão até ambos os planetas.

A ideia era lançar uma missão entre 2020 e 2023, podendo custar entre US$ 1,5 bilhão e US$ 1,9 bilhão.

Na época da publicação do trabalho, Mark Hofstadter, do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA e um dos dois co-presidentes da equipe de ciências que produziu o relatório, disse que "este estudo argumenta a importância de explorarmos pelo menos um desses planetas e todo o seu ambiente, que inclui luas geladas, anéis e campos magnéticos bizarros surpreendentemente dinâmicos".

Em entrevista ao site The Verge, o especialista Sill Fortney disse em 2017 que “agora é a hora de pensarmos em começar uma dessas missões”. De acordo com ele, um projeto desse porte pode demorar anos para se desenvolver e que o relatório poderá influenciar a opinião da comunidade científica planetária para determinar os próximos passos.

FONTE: REVISTA GALILEU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s