Pular para o conteúdo principal

Nave da NASA pode ter explorado um mar em Marte em 1997


ESQUERDA: VISÃO DO SOJOURNER DO MÓDULO DE ATERRISSAGEM DO PATHFINDER. UMA GRANDE PROPORÇÃO DAS ROCHAS PODERIA TER SIDO CORROÍDA POR INUNDAÇÕES. DIREITA: RECONSTRUÇÃO DO MAR HÁ 3,4 BILHÕES DE ANOS (FOTO: MOLA SCIENCE TEAM, MSS, JPL, NASA)

Existência de água seria uma evidência de vida no Planeta Vermelho

Realizada em 1997, a primeira missão espacial da NASA a Marte, a Mars Pathfinder, pode ter registrado uma paisagem de um terreno transbordando. O local de pouso está no vertedouro de um antigo mar que sofreu inundações catastróficas liberadas do subsolo do planeta e de seus sedimentos. Isso poderia gerar evidências de vida no Planeta Vermelho, afirma Alexis Rodriguez, cientista sênior do Planetary Science Institute e autor principal de artigo recente sobre o tema.

Há quase meio século, a nave espacial Mariner 9 produziu imagens que mostram que Marte foi atingido por dois gigantescos tsunamis há aproximadamente 3,4 bilhões de anos, muito maiores do que qualquer outro conhecido que tenha ocorrido na Terra. A água abundante pode ter ajudado a formar a paisagem do Planeta Vermelho.

Com o objetivo de testar essa hipótese da mega-inundação marciana, a NASA gastou um total de US$ 280 milhões e implantou seu primeiro rover marciano, o Sojourner, a bordo da missão Mars Pathfinder. Os resultados sugeriram inundações que eram pelo menos 10 vezes mais rasas do que o que eles esperavam, então a missão teve que avaliar a possibilidade de que os fluxos de detritos ou lavas poderiam ter dominado a formação dos canais — sem descargas significativas de água.

No entanto, o novo estudo, liderado por Rodriguez, mostra que é possível que o Pathfinder tenha sim alcançado a borda do que já foi um mar. "Nosso trabalho mostra uma bacia, com aproximadamente a área da Califórnia, que separa a maioria dos gigantescos canais marcianos do local de pouso da Pathfinder. Detritos ou fluxos de lava teriam enchido a bacia antes de chegar ao local de pouso da Pathfinder. A própria existência da bacia requer inundações cataclísmicas como mecanismo de formação primária dos canais", afirma o cientista.

Rodriguez explica que a bacia é coberta por depósitos sedimentares com uma distribuição que coincide precisamente com a extensão de inundações potencialmente catastróficas, o que teria formado um mar interior. "Este mar está a aproximadamente 250 quilômetros a montante do local de desembarque do Pathfinder", afirma. "Nossa simulação mostra que a presença do mar teria atenuado inundações cataclísmicas, levando a transbordamentos superficiais que atingiram o local de pouso do Pathfinder e produziram as formas de leito detectadas pela espaçonave."

"Nossas simulações numéricas indicam que o mar rapidamente se tornou coberto de gelo e desapareceu em alguns milhares de anos devido à sua rápida evaporação e sublimação. Durante esse tempo, porém, ele permaneceu líquido abaixo de sua camada de gelo", afirma Bryan Travis, coautor do artigo.

Ao contrário da Terra, esse mar provavelmente foi alimentado com água subterrânea e pode conter evidências de vida no Planeta Vermelho, explicam os autores. “Se a fonte antiga de aquíferos abrigasse vida, os materiais sedimentares marinhos no local de pouso da Pathfinder poderiam conter um registro dessa vida, um local facilmente acessível para futuras missões.”

FONTE: REVISTA GALILEU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s