HEDY LAMARR: 1914-2000 / ÁUSTRIA/ESTADOS UNIDOS / ENGENHARIA (ILUSTRAÇÃO: CAMILA ROSA)
Estrela de filmes como 'Êxtase' e 'Sansão e Dalila', a austríaca sempre foi curiosa e apaixonada por tecnologias
POR MARÍLIA MARASCIULO | EDIÇÃO ISABELA MOREIRA | DESIGN MAY TANFERRI | FOTO TOMÁS ARTHUZZI | PRODUÇÃO INA RAMOS | ILUSTRAÇÃO CAMILA ROSA
A capacidade inventiva da austríaca Hedy Lamarr foi ofuscada por sua beleza e ela é mais conhecida pela carreira como atriz em Hollywood do que por suas criações. A principal delas foi a tecnologia que serviu de base para a criação de telefones celulares, Bluetooth e Wi-Fi.
Nascida Hedwig Eva Maria Kiesler, Lamarr era curiosa desde criança e, aos cinco anos, já desmontava máquinas sozinha para entender como funcionavam. Mas ela nunca chegou a obter educação formal na área e, aos 19 anos, casou-se com um fabricante de armas e munições que tinha clientes no partido Nazista. Infeliz, fugiu de casa poucos anos depois, migrando para os Estados Unidos.
HEDY LAMARR EM CENA DO FILME O INIMIGO X (1940) (FOTO: WIKIMEDIA/MGM / CLARENCE BULL)
O casamento, porém, não foi de todo inútil. Em 1940, no pré-guerra, ela usou o conhecimento que tinha sobre armamento para pensar em maneiras de superar a força bélica dos nazistas. Como sabia que torpedos controlados por rádio facilmente falhavam, Lamarr resolveu desenvolver um aparelho que minimizasse o risco de interferência nos sinais.
Com a ajuda do amigo George Antheil, um pianista e compositor que também gostava de invenções, chegaram a um sistema que não só garantia que os torpedos chegassem aonde deveria, mas também não fossem detectados pelos inimigos. Em 1942, patentearam a invenção.
Na época, porém, a Marinha era resistente a aceitar invenções de civis, e a tecnologia não foi implementada. Demoraram anos até que a invenção de Lamarr e Antheil fosse reconhecida — a patente já havia inclusive expirado, o que fez com que eles nunca recebessem um centavo por ela.
Em 1997, a dupla recebeu o Pioneer Award da Fundação Fronteira Eletrônica. E, em 2014, Lamarr entrou para o Hall da Fama Nacional de inventores. Desde então, mais do que somente uma bela atriz hollywoodiana, Lamarr ficou conhecida como “a mãe do Wi-Fi”.
FONTE: REVISTA GALILEU
Comentários
Postar um comentário