Pular para o conteúdo principal

Cantos de sapos otimizam redes sem fios


Dados empíricos de um coro de sapos. Os sapos machos alternam suas chamadas em escalas de tempo longa e curta, trocando coletivamente entre estados de chamada e silenciosos.[Imagem: Osaka University]

Sinfonia batráquia

Se você já acampou perto de um lago, conhece bem a cantoria dos sapos à noite.

O que você talvez não saiba é quão funcionais e regulados são os seus chamados e refrões.

Os sapos cantam para se comunicar e, em meio àquela cantoria aparentemente caótica, há na verdade um sistema orquestrado que permite que as informações sejam transmitidas com mais clareza, ao mesmo tempo em que permite coros coletivos e até tempo para descanso de cada "músico".

Pesquisadores das universidades de Osaka e Tsukuba sabiam disso, e decidiram usar essa perspicácia anfíbia para objetivos matemáticos e tecnológicos - mais especificamente, para otimizar as redes de dados da internet das coisas.

Temporização de dados

Ikkyu Aihara e seus colegas analisaram os padrões de vocalização de pequenas pererecas que vivem em árvores (Hyla japonica) e descobriram que os indivíduos evitam cantos sobrepostos e trocam coletivamente entre o cantar e o silêncio, criando padrões de comunicação muito semelhantes àqueles usados nas redes de computadores.

"Nós descobrimos que os sapos vizinhos evitam a sobreposição temporal, o que permite uma rota clara para as vozes individuais serem ouvidas," explicou o professor Daichi Kominami. "Da mesma forma, nós vizinhos em uma rede de sensores precisam alternar os tempos de transmissão de dados para que os pacotes de dados não colidam."

Os sapos também apresentaram momentos de alternância entre silêncios coletivos e coros. Evitar a sobreposição mostrou ser consistente (determinístico), enquanto as chamadas coletivas foram mais variadas (estocásticas). Uma outra utilidade no padrão foi a maneira inteligente usada para permitir que as rãs descansem de sua cantoria, que exige uma grande quantidade de energia.


Relação entre um coro de sapos e uma rede de sensores sem fio. [Imagem: Osaka University]

Rede da internet das coisas

Os pesquisadores então criaram um modelo matemático para adaptar os ensinamentos acústicos dos sapos para benefício tecnológico, uma vez que os sistemas informáticos devem regular envio e recepção de dados, assim como atividade e pausa.

Esse modelo foi aplicado ao gerenciamento do tráfego de dados em uma rede de sensores sem fio. Essas redes são um componente-chave da internet das coisas, com seus nós dispersos medindo e comunicando diferentes características ambientais. Esses dados coletados devem ser enviados para uma central, o que exige uma coordenação complexa de um sistema que não conta com grandes poderes de processamento, já que cada sensor precisa consumir o mínimo possível de energia.

Os resultados mostraram que a técnica de temporizações curtas inspirada nos sapos é especialmente eficaz para evitar colisões de pacotes de dados. Enquanto isso, as transições cíclicas e coletivas na escala longa de tempo regulam o consumo de energia de cada sensor.

Ou seja, se quisermos observar a natureza com nossos sensores, é bastante sábio aprender como a própria natureza controla a si mesma de forma eficiente e com o menor gasto possível de energia.

Bibliografia:

Mathematical modelling and application of frog choruses as an autonomous distributed communication system
Ikkyu Aihara, Daichi Kominami, Yasuharu Hirano, Masayuki Murata
Royal Society Open Science
DOI: 10.1098/rsos.181117

FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s