ASTROLÁBIO ENCONTRADO ESTEVE PRESENTE NA EXPEDIÇÃO DE VASCO DA GAMA À ÍNDIA (FOTO: DAVID MEARNS/ DIVULGAÇÃO)
Pesquisadores utilizaram tecnologia a laser para criar modelo virtual 3D do disco
Um estudo publicado no periódico International Journal of Nautical Archaeology coloca um artefato fabricado entre 1496 e 1501 no Guiness Book of Records, o livro dos recordes. Chamado de astrolábio Sodré, o objeto esteve presente no navio de Vasco da Gama.
Pesquisadores acreditam que o astrolábio encontrado fez parte da segunda viagem de Gama à Índia, entre 1502 e 1503. Além do artefato, um sino de um navio — datado de 1498 —também foi classificado como o mais antigo do mundo.
O disco de 344 gramas foi analisado por uma equipe de pesquisadores da Universidade de Warwick, no Reino Unido, que viajou até o golfo de Omã, no Oriente Médio, para analisar as amostras.
Extremamente raro, o astrolábio é um instrumento de navegação responsável por medir a altitude do Sol. Até hoje, só 104 objetos do tipo foram encontrados em mundo todo.
O astrolábio encontrado é o único exemplar decorado com o brasão real de Portugal. Para a análise, os especialistas utilizaram um scanner a laser com capacidade para coletar mais de 50 mil pontos por segundo. Com o uso da ferramenta, criaram um modelo virtual 3D do objeto.
David Mearns, um dos pesquisadores responsáveis pelo estudo, conta em comunicado que o uso da tecnologia foi essencial para a descoberta: "Sem o trabalho de escaneamento a laser, nunca teríamos descoberto as marcas de escala, que eram invisíveis a olho nu, existiam".
Foram encontrados, ao todo, 18 marcas ao redor do disco, como a inscrição do brasão da Coroa Portuguesa e o emblema de Dom Manuel I — rei de Portugal durante o período da expedição.
O artefato foi encontrado em uma expedição realizada em 2017. Os astrolábios foram usados pela primeira vez em uma viagem portuguesa pela costa oeste da África, em 1481. Após essa viagem, esses objetos participaram de importantes expedições do final do século 15, como as lideradas por Bartolomeu Dias, Cristóvão Colombo e Vasco da Gama.
FONTE: REVISTA GALILEU
Comentários
Postar um comentário