Pular para o conteúdo principal

Placas revelam segredos de "cidade dos mortos" de civilização antiga


PLACA RETRATA MAAT, A DEUSA DA JUSTIÇA (FOTO: VINCENT FRANCIGNY / SEDEINGA ARCHAEOLOGICAL MISSION)

A região de Sedeinga, no Sudão, intriga arqueólogos há décadas. Relatos do século 19 descrevem um local cheio de relíquias do Antigo Egito, entre as quais estaria a tumba da rainha Tiye, avó de Tutancâmon e uma das mais importantes figuras do período. Ao vasculhar o local, pesquisadores do Centro Nacional de Pesquisa Científica Francês (CNRS) e da Unidade Frances de Serviços Arqueológicos no Sudão (SFDAS) encontraram placas de pedra com inscrições descrevendo um pouco de sua época.

Sedeinga faz parte de um território que compunha Núbia, lar dos primeiros reinos africanos e um dos maiores depósitos de ouro do Antigo Egito. A região contava com uma necrópole, uma "cidade dos mortos" de mais de 25 hectares de extensão. O grande cemitério possui vestígios de 80 pirâmides e mais de 100 tumbas.

Segundo os arqueólogos, as tumbas são dos reinos de Napata e Meroe, que formavam uma civilização conhecida como Kush. Durante as excavações em Sedeinga, os arqueólogos encontraram uma coleção de textos no idioma de More, que acaba de ser traduzida. "Todo texto conta uma história: o nome do falecido e seus pais, suas ocupações, a carreira dentro do reino, incluindo postos e locais, sua relação com famílias mais ricas", explicou o arqueólogo Vincent Francigny, que participou da expedição, em entrevista ao site Live Science.


(FOTO: VINCENT FRANCIGNY / SEDEINGA ARCHAEOLOGICAL MISSION)

Os textos revelam que os reinos eram locais importantes para as rotas de comércio do Antigo Egito e dão informações que ajudarão os pesquisadores a encontrarem novos lugares importantes do período, entender melhor a estrutura das administrações da religião e do reino em suas províncias.

Além de textos, algumas das placas contam com ilustrações. Uma delas representa Maat, a deusa da justiça e da verdade. "Meroe pegava emprestado e adaptava conceitos religiosos e culturais de outras tradições locais do Egito. Eles eram seletivos para o que poderia servir o propósito da família real e o desenvolvimento de suas sociedades faraônica, mas que em si não era egípcia", disse Francigny.


PEDRA COM INSCRIÇÕES DE CIVILIZAÇÃO ANTIGA (FOTO: VINCENT FRANCIGNY / SEDEINGA ARCHAEOLOGICAL MISSION)

Os arqueólogos pretendem continuar explorando a região, mas acreditam que muito pode ter se perdido por conta da proximidade ao rio Nilo, que provavelmente levou muitos dos objetos da época.

FONTE: REVISTA GALILEU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s