Pular para o conteúdo principal

O que esperar do segundo conjunto de dados do Gaia


À espera do segundo catálogo de dados do Gaia.
Crédito: ESA

À medida que astrônomos de todo o mundo se preparam para explorar o segundo lançamento de dados do satélite Gaia da ESA, o Consórcio de Processamento e Análise de Dados anunciou quantas fontes serão incluídas no novo catálogo, que será divulgado ao público no dia 25 de abril.

Lançado em dezembro de 2013, o satélite Gaia está catalogando mais de 1 bilhão de estrelas na nossa Via Láctea e em galáxias vizinhas, medindo as suas posições, paralaxes e movimentos próprios com um nível de precisão nunca antes atingido, muito abaixo de um milésimo de segundo de arco.

A paralaxe é um pequeno movimento na posição aparente de uma estrela provocada pela revolução anual da Terra em torno do Sol e depende da distância da estrela: com medições das posições e paralaxes estelares, os astrônomos podem posicionar as estrelas no espaço tridimensional. O movimento próprio é provocado pelo movimento real das estrelas através da Galáxia.

O Gaia está a compilar o maior catálogo astrométrico já criado, permitindo investigações sobre a origem e evolução da Via Láctea. E mais: o satélite está também a medir brilhos e cores estelares e tem vindo a captar espectros das mais brilhantes estrelas do seu levantamento.

A muito aguardada segunda versão dos dados do Gaia vai conter a posição e brilho no céu de 1.692.919.135 estrelas, bem como medições da paralaxe e movimento próprio de 1.331.909.727 estrelas.

Derivada de 22 meses de observações, entre 25 de julho de 2014 e 23 de maio de 2016, representa um grande avanço em relação ao primeiro lançamento de dados da missão. A primeira versão teve por base pouco mais de um ano de dados e listou posições de mais de 1 bilhão de estrelas, mas "apenas" dois milhões de paralaxes e movimentos próprios.

O segundo lançamento de dados do Gaia vai também incluir uma ampla gama de informações adicionais: as cores de 1,38 bilhões de estrelas (1.381.964.755 estrelas medidas em comprimentos de onda azuis - 330-680 nm - e 1.383.551.713 estrelas medidas em comprimentos de onda vermelhos - 640-1050 nm); as velocidades radiais de 7.224.631 estrelas; informações sobre 550.737 fontes variáveis; uma estimativa da temperatura da superfície de 161.497.595 estrelas, a extinção - uma medida da quantidade de poeira ao longo da linha de visão - para 87.733.672 estrelas e o raio e luminosidade de 76.956.778 estrelas.

Mais perto de casa, o novo conjunto de dados vai conter a posição de 14.099 objetos conhecidos do Sistema Solar - principalmente asteroides - com base em mais de milhão e meio de observações.

FONTE: ASTRONOMIA ONLINE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s