Pular para o conteúdo principal

O telescópio espacial caçador de planetas Kepler tem só mais alguns meses de vida



Por: George Dvorsky

O telescópio espacial responsável por detectar 2.245 exoplanetas e outros 2.342 a serem confirmados está ficando sem combustível e pode ter apenas alguns meses restantes antes que suas luzes se apaguem. A sonda Kepler vai entrar para a história como uma das maiores ferramentas astronômicas já usadas para investigar o espaço.

“Nossas estimativas atuais são de que o tanque da Kepler vão secar dentro de alguns meses — mas já fomos surpreendidos por seu desempenho antes”, escreve Charlie Sobeck, engenheiro de sistemas da missão da Kepler, em um comunicado da NASA. “Portanto, embora esperemos que as operações de voo acabem em breve, estamos preparados para continuar enquanto o combustível permitir.”

Quando Sobeck diz que fomos surpreendidos pela Kepler antes, ele está se referindo a um incidente em 2013 que quase tirou a sonda de ação. Depois de sofrer uma falha mecânica, planejadores da missão conseguiram salvar o telescópio usando a pressão da luz do Sol para manter sua observação.

Essa segunda fase da missão, chamada de K2, exigiu que a Kepler olhasse para diferentes partes do espaço a cada três meses. A NASA se refere a esses ajustes trimestrais como “campanhas” e estimou que a Kepler tivesse cerca de dez campanhas restantes antes de ficar sem combustível. De maneira incrível, a fase K2 já completou 16 campanhas e está, atualmente, no meio de sua 17ª.


Retratação de um artista do KOI-961, um sistema planetário descoberto pela Kepler. Ilustração: NASA/JPL-Caltech

A Kepler está atualmente seguindo a órbita da Terra a uma distância de 151,27 milhões de quilômetros, então não é como se pudéssemos simplesmente enviar uma espaçonave para reabastecê-la. A equipe de Sobeck vai tentar extrair o máximo possível da Kepler nos próximos meses, garantindo que ela envie todos os dados que puder para a Terra. Uma vez que estiver sem combustível, os controladores d aKepler não conseguiram disparar os propulsores da espaçonave e configurar sua orientação para a transferência de dados.

O telescópio não está equipado com um medidor de combustível, então a equipe da Kepler procurará sinais de sua morte iminente, como queda de pressão no tanque de combustível ou desempenho enfraquecido de seus propulsores.

Em breve, a Kepler vai partir, mas astrônomos estudarão seus dados por anos. Como mencionado, existem ainda milhares de candidatos a exoplanetas que precisam ser confirmados. O que também pode te animar é saber que um substituto já está a caminho, o Transiting Exoplanet Survey Satellite (TESS), que deve ser lançado do Cabo Canaveral, na Flórida, em 16 de abril.

[NASA, Kepler]

Imagem do topo: NASA

FONTE: GIZMODO BRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s