Pular para o conteúdo principal

New Horizons escolhe apelido para alvo do "flyby"


Ilustração do encontro da New Horizons d com 2014 MU69, um objeto da Cintura de Kuiper que orbita 1,6 mil milhões de quilômetros além de Plutão, no dia 1 janeiro de 2019. Com input do público, a equipe selecionou a alcunha "Ultima Thule", o mundo mais primitivo e mais distante já explorado por uma nave espacial.
Crédito: NASA/JHUAPL/SwRI/Steve Gribben

À medida que a New Horizons da NASA continua a explorar o desconhecido, a equipe da missão selecionou um apelido altamente apropriado para o seu próximo alvo de voo rasante nos confins do Sistema Solar.

Com input substancial do público, a equipe escolheu "Ultima Thule" para o objeto do Cinturão de Kuiper que a sonda New Horizons vai explorar no dia 1 de janeiro de 2019. Oficialmente conhecido como 2014 MU69, o objeto que orbita a mais de 1 bilhão de quilômetros para além de Plutão, será o mundo mais primitivo já observado por qualquer nave espacial - no encontro planetário mais distante da História.

Thule era uma distante ilha mítica a norte na literatura medieval e da cartografia. Ultima Thule significa "para além de Thule" - para além das fronteiras do mundo conhecido - simbolizando a exploração do distante Cinturão de Kuiper e dos objetos do Cinturão de Kuiper pela New Horizons, algo nunca antes feito.

"MU69 é a próxima Ultima Thule da Humanidade," comenta Alan Stern, investigador principal da New Horizons do SwRI (Southwest Research Institute) em Boulder, no estado norte-americano da Califórnia. "A nossa nave está a dirigir-se para lá dos limites dos mundos conhecidos, será essa a próxima conquista da missão. Uma vez que esta será a exploração mais distante de qualquer objeto espacial da História, gosto de chamar ao nosso objeto de 'flyby' o diminutivo Ultima, simbolizando esta exploração sem paralelo da NASA e da nossa equipe."

À procura de um apelido mais inspirador do que o designador 2014 MU69, ainda embora temporária, a NASA e a equipe da New Horizons lançaram a campanha no início de novembro. Hospedado pelo SETI em Mountain View, Califórnia, EUA, e liderada por Mark Showalter, colega do instituto e membro da equipe científica da New Horizons, o concurso online procurou nomeações do público e estipulou que o apeleido seria escolhido entre os principais candidatos a voto.

A campanha popular terminou no dia 6 de dezembro, após uma extensão de cinco dias para acomodar mais votações. A campanha envolveu 115.000 participantes de todo o mundo, que nomearam cerca de 34.000 nomes. Desses, 37 nomes foram a votos e avaliados quanto à popularidade - a lista era constituída por oito nomes sugeridos pela equipa da New Horizons e 29 nomeados pelo público.

A equipe reduziu então a sua seleção aos 29 nomeados publicamente e deu preferência às alcunhas perto do topo das votações. Ultima Thule foi nomeado por cerca de 40 membros do público e um dos mais votados da lista. "Estamos gratos aos que propuseram um apelido tão interessante e inspirador," comenta Showalter. "Merecem crédito por capturar o verdadeiro espírito de exploração que a New Horizons encarna."

O nome foi sugerido para pensar em MU69 como um acompanhamento distante de Plutão, que a New Horizons historicamente e famosamente encontrou em julho de 2015. Outros nomes considerados incluíam Abeona, Pharos, Pangu, Rubicon, Olympus, Pinnacle e Tiramisu. Os números finais estão publicados em: http://frontierworlds.seti.org/.

Depois do voo rasante, a NASA e a equipe da New Horizons vão escolher um nome formal a submeter à União Astronômica Internacional, com base em parte quando se descobrir se MU69 é um único corpo, um binário ou talvez um sistema de objetos múltiplos.

FONTE: ASTRONOMIA ONLINE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s