Cada vez se questiona o que realmente aconteceu em Roswell, em julho de 1947
Famoso incidente de queda de UFO completará 70 anos em 2017 e aumentam os questionamentos quanto ao que de fato aconteceu
O Caso Roswell, ocorrido em julho de 1947, permanece como a mais famosa ocorrência ufológica do mundo, influenciando a Ufologia de vários países até hoje. Contudo, tem sido cada vez mais questionado, diante de certas incoerências nos relatos das testemunhas e outras incongruências apontadas por vários pesquisadores. Uma das questões é o questionamento de por que, nas primeiras notícias a respeito, os militares afirmaram ter capturado um disco voador.
Um dos aspectos mais interessantes é que ufólogos e céticos concordam que o Major Jesse Marcel foi acompanhado de dois agentes de contrainteligência até a propriedade onde os destroços do objeto foram encontrados. Todos concordam igualmente que Marcel informou se tratar de um disco voador e aqui cabe o parênteses de que os textos em inglês a respeito afirmam ter o Major informado um "flying saucer", e os militares depois divulgaram a captura de um "flying disc". Ufólogos e céticos concordam com a proliferação de testemunhas cujas histórias logo revelaram ser inconsistentes entre si.
Vale lembrar que Roswell motivou o surgimento de uma verdadeira indústria, tanto na própria Ufologia quanto na cultura pop. Até hoje a Ufologia Mundial defende que a política mundial de acobertamento teve início com esse famoso incidente. Entretanto, muitos pesquisadores estão apontando o fato de que relatos virais tiveram início muito antes da era da internet. Basta lembrar que, menos de dez anos antes de Roswell, Orson Welles tornou-se mundialmente famoso devido à adaptação radiofônica do livro A Guerra dos Mundos, de H. G. Wells, veiculada na rádio CBS em 30 de outubro de 1938. De fato, o número de ouvintes do programa não foi grande, mas sua divulgação pela imprensa depois foi o que colocou devidamente o episódio no imaginário popular.
MANIPULAÇÃO MILITAR
A famosa capa de jornal, depois desmentida pelos militares
Alguns pesquisadores lembram que praticamente a mesma coisa aconteceu um pouco antes de Roswell, em 24 de junho de 1947, quando do avistamento de Kenneth Arnold. Imediatamente, devido à enorme divulgação na imprensa, o caso tornou-se famoso e marco inicial da Era Moderna dos Discos Voadores, sendo seguido por uma gigantesca onda de observações de UFOs por todo o território dos Estados Unidos. O mundo havia acabado de sair da Segunda Guerra Mundial e o perigo de uma confrontação com a União Soviética se mostrava cada vez mais real. Em um ambiente de paranoia, histórias como essas sem dúvida se espalham muito mais depressa. E, a um tempo em que novos e revolucionários tipos de aeronaves estavam sendo testados em segredo, os militares depressa se deram conta de que os relatos de UFOs poderiam ser convenientes para seus propósitos.
Muitos pesquisadores agora defendem que, nos grotões no interior do país, vários dos avistamentos de UFOs da época poderiam se tratar na verdade de testes das novas tecnologias aeronáuticas. Sem dúvida seria muito conveniente para os militares que, diante do acidente com uma dessas novas e revolucionárias armas, a imprensa sensacionalista fosse atraída no lugar de espiões soviéticos. Assim, para os militares, seria incomparavelmente mais fácil publicar relatórios desmistificando histórias de discos voadores e seres extraterrestres, do que explicar as novas tecnologias aeronáuticas que vinham desenvolvendo em segredo, gastando muito dinheiro na época pós-guerra, quando o país ainda se recuperava. Mais e mais o Caso Roswell tem sido questionado e esse fenômeno deverá se intensificar até seu aniversário de 70 anos.
Filme Caso Roswell:
FONTE: REVISTA UFO
Comentários
Postar um comentário