Pular para o conteúdo principal

Estamos preparados para um contato com extraterrestres?


Trecho do fima "Contatos Imediatos de Terceiro Grau"

projeto de busca por inteligência extraterrestre (sigla SETI em inglês), é uma iniciativa que começou nos anos 70, com o patrocínio da NASA, mas que evoluiu com a colaboração de milhões de internautas que auxiliam no processamento dos dados provenientes do rádio telescópio de Arecibo (Porto Rico), o qual executa alguns dos rastreamentos espaciais.
Agora, os membros deste projeto controverso pretendem ir mais além e não só buscar sinais alienígenas, mas também enviar sinais da Terra de forma ativa, para que sejam detectados por possíveis civilizações extraterrestres. Astrofísicos como Stephen Hawking já advertiu sobre o risco que a humanidade pode correr, atraindo seres com uma tecnologia mais avançada e com intenções duvidosas.
O conhecimento que o público formado tem do cosmos e de nosso lugar nele é escasso, segundo estudo
As implicações éticas e sociológicas desta proposta têm sido analisadas pelo neuropsicólogo Gabriel G. de la Torre, professor da Universidade de Cádiz (Espanha) e participante de projetos como o Mars 500, financiado pela Agência Espacial Europeia, o qual pergunta: “Pode-se tomar uma decisão assim em representação a todo o planeta? O que ocorreria se êxito for obtido e ‘alguém’ receber nosso sinal? Estamos preparados para um contato deste tipo?“
Para responder a estas perguntas, o professor enviou um questionário a 116 estudantes universitários dos EUA, Itália e Espanha. Mediante a enquete foram avaliados seus conhecimentos de astronomia, seus graus de percepção do entorno físico, suas opiniões sobre o lugar que as coisas ocupam no cosmos, assim como questões do tipo religioso (“Você crê que Deus criou o Universo?”, por exemplo), ou sobre a possibilidade de contato com extraterrestres.
Os resultados, que foram publicados na revista Acta Astronautica, indicam que, como espécie, a humanidade todavia não está preparada para contatar ativamente com uma suposta visitação alienígena, já que faltam conhecimentos e preparação das pessoas. Por esse motivo se recomenda que os investigadores do SETI busquem estratégias alternativas.
A melhor ferramenta é a educação
“Este estudo piloto vem a demonstrar que o conhecimento que o público em geral, de certo nível educativo, tem do cosmos e de nosso lugar nele é muito escasso. Assim, deve-se promover uma consciência cósmica – onde nossa mente seja cada vez mais consciente da realidade global que nos rodeia – através da melhor ferramenta que temos disponível: a educação“, afirmou De la Torre. “Neste sentido, nos faz falta um novo Galileu que abra este caminho.”
Dentre os questionários, que logo estarão disponíveis on line para todo o mundo, se deduz que os universitários e o resto da sociedade desconhecem muitos dos aspectos astronômicos, apesar dos enormes avanços da ciência e da tecnologia. A enquete também revelou que a maioria das pessoas julgam estes temas segundo suas crenças religiosas e que confiariam nos políticos caso houvesse uma grande crise de escala planetária que tivesse que ser resolvida.
“A respeito da nossa relação com uma possível vida extraterrestre inteligente, não deveríamos nos embasar em referências morais de pensamento, já que estes padrões estão muito influenciados pela religião. Por que os seres mais inteligentes devem ser bons?“, complementou o investigador, que considera que este assunto não deveria ser monopolizado por um punhado de cientistas. “Realmente, se trata de um tema global, com forte componente ético, no qual participamos todos.”



FONTE: http://www.elmundo.es/


UFOS WILSON: OS EXTRATERRESTRES SEMPRE ESTIVERAM AQUI E A CIÊNCIA É UMA DENTRE OUTRAS DISCIPLINAS A GRANDE CULPADA PELA RIDICULARIZAÇÃO DO TEMA (PRINCIPALMENTE DE PESSOAS QUE TIVERAM CONTATOS COM ESTES SERES), PELA FALTA DE INFORMAÇÃO, QUANDO FOREM HUMILDES E ACEITAREM QUE ELES CHEGARAM AQUI E VENCERAM DISTÂNCIAS INIMAGINÁVEIS E QUE NÃO PODEMOS SER USADOS COMO REFERÊNCIA PARA LIMITA-LOS, AI SIM, ESTAREMOS PREPARADOS A UM CONTATO OFICIAL.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz