Pular para o conteúdo principal

Japão planeja instalar base orbital para captura de energia solar



Após os eventos do desastre de Fukushima, o Japão duplicou seus esforços para encontrar uma alternativa viável a energia nuclear. Uma proposta da Agência de Exploração Aeroespacial do Japão – Japan Aerospace Exploration Agency em inglês (JAXA) – visa encontrar a solução para isso e pode soar como matéria de filme de ficção científica: construir uma base orbital de coleta de energia solar.
Proposta como uma solução bastante promissora e de alta tecnologia, a ideia poderia solucionar todas as necessidades humanas de abastecimento de energia. Apesar de muitas ideias terem sido propostas, o conceito básico continua o mesmo: levar à orbita terrestre diversas plataformas fotovoltaicas gigantescas e canalizar a energia extraída em estações de captura terrestres, que receberiam as cargas energéticas em microondas, para depois serem convertidas em eletricidade.
A JAXA já desenvolveu um plano para isso e ele envolve a construção de uma série de estações orbitais e terrestres até 2030, contando com um sistema comercial de 1 gigawatt - o mesmo de uma usina nuclear. Antes disso, a agência ainda quer construir uma versão menor, de 100 kW, até 2020.


Ao site IEEE Spectrum Susumu Sasaki descreveu um pouco sobre como seria a aparência do projeto:
"Imagine estar sobrevoando a baía de Tóquio e olhar para baixo, encontrando uma ilha feita pelo homem ao lado do porto, com 3 quilômetros de diâmetro. Uma rede massiva de coleta está sobre a ilha, com 5 bilhões de pequenas antenas receptoras, que convertem as microondas em eletricidade. A ilha ainda é uma subestação que envia a eletricidade atavés de um cabo submerso até Tóquio para auxiliar no abastecimento.
Mas a melhor parte não poderá ser vista. Vários coletores de energia solar gigantescos lançando rajadas de microondas céu abaixo, tendo a ilha como alvo, a 36,000 km abaixo dos coletores".
Para chegar lá, a JAXA precisará da ajuda de um consórcio internacional, como os que levantaram fundos para os experimentos de física de partículas.
Sasaki complementa dizendo que "será difícil e bastante caro, mas os benefícios seriam imensos, e não só em termos econômicos". Ele explica que "durante a história humana, a introdução de de uma nova fonte de energia - começando com a lenha, carvão, óleo, gás e energia nuclear - revolucionou a maneira com a qual as pessoas seguem suas vidas. Se abraçarmos a proposta japonesa, um anel de satélites em órbita poderia fornecer energia quase ilimitada, acabando com os conflitos humanos a cerca da energia e de recursos terrestres".

FONTE: CANALTECH.COM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s