Pular para o conteúdo principal

Cientistas confirmam existência do ununséptio, metal mais pesado já descoberto



Uma equipe internacional de pesquisadores publicou um documento confirmando a existência do elemento químico de número 117, o ununséptio. Este é o metal mais pesado já criado: cada átomo pesa 40% a mais que o chumbo. Ele já tem espaço (quase) garantido na tabela periódica.

Setenta e dois cientistas e engenheiros de 16 instituições em todo o mundo colaboraram para confirmar a existência do elemento 117. O metal foi relatado pela primeira vez em 2010, por uma equipe de cientistas russos e americanos, mas agora está confirmado – e foi necessário bastante trabalho para chegar até aqui.

Elementos superpesados​​, que estão além do número atômico 104 na tabela periódica, não são observados na natureza. Eles só podem ser criados colidindo dois tipos diferentes de núcleos em um acelerador de partículas, e torcendo que alguns deles se fundam. No caso do ununséptio, isso significa mirar um feixe de íons de cálcio 48 em um alvo de berkélio 249.

Mas os ingredientes nesta receita de metal pesado são um desafio. Foram necessários dezoito meses para sintetizar 13 miligramas do berquélio usado no estudo; e como ele tem meia-vida de apenas 330 dias, é preciso correr depois que a amostra é criada.

Bem, tudo deu certo: a equipe, trabalhando no Centro Helmholtz para Pesquisa de Íons Pesados em Darmstadt (Alemanha), observou a criação de quatro átomos do elemento 117, embora eles tenham decaído em outros elementos dentro de milissegundos.

Agora que o elemento foi observado em vários experimentos, ele passará por uma nova análise: a IUPAP (União Internacional de Física Pura e Aplicada) e IUPAC (União Internacional de Química Pura e Aplicada) vão decidir se as evidências são fortes o bastante para adicionar o elemento permanentemente à tabela periódica. Se for o caso, o elemento 117 terá um nome de verdade – o termo “ununséptio” é provisório, derivado do latim para “um um sete”.

Por ser “o metal mais pesado já criado”, o elemento 117 já é uma conquista por si só. Mas a real importância desta descoberta é que ela avança o nosso conhecimento sobre uma região inexplorada da tabela periódica. O elemento 117 decai quase que imediatamente, mas ele produz isótopos que se mantêm estáveis por horas. “Isso é de suma importância, pois prevê-se que mesmo isótopos de vida mais longa existam em uma região de maior estabilidade nuclear”, explica o professor Christoph Düllmann, que liderou o estudo.

E há bastante trabalho pela frente: afinal, existem elementos mais pesados que o ununséptio. É o caso do elemento 118, ou ununóctio, descoberto em 2006 mas ainda não confirmado.

FONTE: http://journals.aps.org/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz