Pular para o conteúdo principal

Você pode ver como é o nascer e o pôr do Sol em Marte pelas lentes da sonda InSight



Por Guilherme Tagiaroli

É quase uma tradição a NASA mostrar o nascer e o pôr do Sol de diferentes pontos de vista durante suas missões. A última a fazer esses registros foi a InSight, que capturou belas fotos do Astro Rei aparecendo e sumindo vistos de Marte.

A sonda InSight está em Marte desde o fim do ano passado. Neste período, ela já começou a ter uma espécie de serviço meteorológico no Planeta Vermelho e já detectou um possível terremoto por lá. Sobre as fotos do Sol, uma câmera de um dos braços robóticos da sonda captou as imagens o nascer e pôr do Sol nos dias 24 e 25 de abril. Os registros foram feitos às 5h30 e 18h30, respectivamente, na hora local de Marte.


Pôr do Sol em Marte. Crédito: NASA/JPL-Caltech

Para capturar as imagens, a sonda InSight usou o que eles chamam de IDC (Instrument Deployment Camera). A NASA ressalta que fez algumas correções na imagem para que elas pudessem ser melhor visualizadas pelo olho humano. No entanto, a agência espacial norte-americana também libera as imagens no formato RAW, caso você queira saber como foi a captura sem maiores edições.

Apesar das belas fotos, a missão da InSight é muito maior que só capturar fotos que ficariam legais no Instagram de qualquer um. Como o Planeta Vermelho e a Terra são planetas rochosos e que já tiveram água, os cientistas querem entender com Marte evoluiu para ficar da forma como é atualmente.

“É uma tradição das missões à Marte de capturar o nascer e o pôr do Sol”, disse Justin Maki, coinvestigador da equipe de ciência da InSight e líder da área de imagem do JPL-NASA (Jet Propulsion Laboratory), em um comunicado da agência espacial. “Com muitas das missões primárias de imagem completadas, decidimos capturar o nascer e o pôr do Sol de um outro planeta.”

De acordo com a NASA , a primeira missão a enviar imagens do nascer do Sol foi a Viking 1, em agosto de 1976. Depois, a Viking 2 enviou imagens do pôr do Sol em 14 de junho de 1978. Desde então, todas as missões à Marte fizeram as imagens dos dois fenômenos, então os rovers Spirit, Opportunity e Curiosity também têm versões dos acontecimentos.

Deve demorar um bom tempo até que humanos consigam presenciar estes fenômenos diretamente de Marte — até porque a viagem deve ser longa para burro (tipo uns 80 dias), a jornada deve causar um jet lag monstruoso e respirar por lá não deve ser das experiências mais tranquilas. Então, o jeito é se contentar com as imagens que a NASA libera para a gente.

[NASA]

FONTE: GIZMODO BRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s