Pular para o conteúdo principal

Escultura do templo Gobekli Tepe registrou cometa que atingiu a Terra há 13.000 anos


O templo mais antigo do mundo revela uma nova faceta sobre o passado da humanidade

Por Alana Sousa

O templo mais antigo do mundo, Gobekli Tepe, localizado no sul da Turquia, foi o local de uma profunda pesquisa realizada por pesquisadores da Universidade de Edimburgo, na Escócia, para tentar decifrar o significado de sua escultura mais importante, gravada em um pilar do templo conhecido como “Pedra do Abutre”.

Agora, os resultados foram publicados na revista Mediterranean Archaeology and Archaeometry.

O estudo revelou que a escultura, na verdade, conta a história de um cometa que teria atingido a Terra por volta de 10.950 a.C., período que coincide com uma pequena Era do Gelo, chamada de “Dryas recente”.


Pedra do Abutre / Crédito: Reprodução

Os resultados foram alcançados a partir de uma análise onde os estudiosos cruzaram o evento retratado com simulações computadorizadas do sistema solar no ano correspondente. Pesquisadores concluíram então que o Gobekli Tepe era não só um templo, mas um observatório para monitorar o céu durante a noite.

Era do Gelo: Dryas recente

Até agora era desconhecida a causa da Era Dryas recente, que durou cerca de 1.000 anos, e é considerada um período essencial para entender a evolução da humanidade. Época do surgimento da agricultura e das primeiras civilizações neolíticas.

Entretanto a equipe escocesa acredita que o templo é a primeira evidência encontrada que comprova a ocorrência do evento.

As figuras esculpidas pelo antigo povo de Gobekli mostram animais, um homem decapitado e alguns símbolos representando as constelações astronômicas e um enxame de fragmentos do cometa atingindo a Terra. Uma forma de marcar um evento de tamanha amplitude e honrar as vítimas do desastre.


Visão mais ampla da Pedra do Abutre / Crédito: Reprodução

“Acho que esta pesquisa, junto com a descoberta recente de uma anomalia generalizada de platina em todo o continente norte-americano, praticamente fecha o caso em favor do impacto de cometa no Dryas”, disse um dos pesquisadores do estudo, Martin Sweatman, ao jornal The Telegraph.

A preservação das esculturam apontam a importância que essas tinham para o povo de Gobekli e sua cultura. Segundo Sweatman, esta é mais uma situação na qual “a arqueologia nos ajuda a compreender melhor o passado da civilização”.

FONTE: aventurasnahistoria.uol.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s