Pular para o conteúdo principal

Blue Moon: Jeff Bezos revela novos detalhes sobre viagem à Lua da Blue Origin



Por Patrícia Gnipper

Jeff Bezos, fundador da Amazon e da Blue Origin, realizou um evento nesta quinta (9) na Casa Branca dos Estados Unidos para anunciar novos detalhes sobre a Blue Moon, nave de sua empresa espacial que poderá chegar à Lua até o ano de 2024.

A nave em questão é um módulo de pouso capaz de pousar na superfície lunar e acessar seus recursos preciosos. Para Bezos, chegar à Lua não tem apenas valor exploratório e científico, mas, principalmente, tem valor relacionado à prosperidade da espécie humana. Ao se questionar "onde viveriam um trilhão de humanos?", pensando em um ponto em que a Terra terá essa quantidade de pessoas, ele entende que a única maneira de assegurar a sobrevivência da humanidade, bem como sua evolução, é chegar presencialmente a outros mundos.

Contudo, o impedimento real para essa ideia ainda um tanto quanto utópica se resume, na visão de Bezos, à falta de logística e infraestrutura para reduzir os custos de uma jornada espacial do tipo. "O trabalho da minha geração é construir essa infraestrutura. Vamos construir o caminho para o espaço", declarou.


Conceito de como seria possível acoplar um módulo secundário para permitir a ida de astronautas à Lua com a Blue Moon (Imagem: Blue Origin)

Entendendo o contexto da atual exploração lunar

A NASA foi pressionada pelo governo dos EUA e precisou antecipar seus planos de retornar presencialmente à Lua de 2028 para 2024. E os polos lunares norte e sul são alvos de grande interesse, por sinal: a NASA estima que exista pelo menos meio trilhão de quilos de gelo nos polos da Lua, de acordo com dados coletados por missões que já estudaram essas regiões do satélite natural anteriormente — como foi o caso da Chandrayaan-1, da agência espacial indiana.

O gelo polar fica bloqueado em crateras, sendo incapaz de evaporar, já que ali as temperaturas nunca sobem o suficiente para tal. E a NASA espera usar esse gelo para produzir combustível para foguetes e naves que, no futuro, partirão da Lua rumo a outros mundos — e Marte será a nossa primeira parada, provavelmente no final da década de 2030.


Conceito da Blue Moon (Imagem: Blue Origin)

Só que esse retorno triunfal à Lua, desta vez "para ficar" (nas palavras de Mike Pence, vice-presidente dos EUA), será um empreendimento caríssimo — e o orçamento para tal ainda não foi revelado. Por isso, a NASA está contando com parceiros da indústria privada para que desenvolvam naves capazes de fazer esse traslado entre a órbita e a superfície da Lua, e vice-versa. A NASA, por sua vez, está desenvolvendo o foguete Space Launch System e a nave tripulável Orion, mas, para cumprir o prazo de 2024, precisará das empresas privadas no desenvolvimento das demais soluções que fazem parte desta empreitada espacial. E aí entram empresas como a Blue Origin na jogada.

Blue Origin e Blue Moon



No evento de hoje (9), Bezos revelou um pouco mais sobre o módulo lunar Blue Moon. A nave está sendo projetada para transportar robôs e outras cargas grandes para a superfície lunar, mas também é capaz de levar astronautas se for preciso. Para modificar a nave neste caso de um voo tripulado, a empresa só precisaria desenvolver um veículo secundário de subida, pressurizado e acoplável ao módulo principal. Mas, antes de pensar em levar pessoas à Lua, a Blue Origin vai primeiro testar o módulo lunar em uma missão inicial a ser lançada para o satélite natural nos próximos anos.

Vale ressaltar que a NASA ainda não escolheu qual empresa desenvolverá o módulo de pouso a ser usado na missão lunar de 2024, então o Blue Moon pode, sim, ser um bom candidato. Outra empresa que está nessa jogada é a Lockheed Martin, que já revelou projetos de um módulo lunar próprio a ser apresentado à NASA.

A Blue Moon será alimentada por hidrogênio líquido, possuindo um sistema de bordo capaz de navegar no espaço, e também utilizando internet para se comunicar com a Terra. Ainda, microssatélites poderão ser amarrados ao topo da nave e levados à órbita lunar, com a Blue Moon também sendo capaz de levar um rover exploratório à superfície da Lua.


Foguete BE-7 será responsável por impolsionar a Blue Origin, empresa comandada por Jeff Bezos, da Amazon — Foto: Clodagh Kilcoyne/Reuters

A nave conta com um sistema de transporte interno capaz de mapear o terreno lunar com o objetivo de escolher o local de pouso ideal. Bezos explica que o sistema usa mapas existentes da superfície lunar para determinar exatamente onde navegar em relação aos pontos de referência que já nos são conhecidos, graças a missões lunares do passado. O veículo conta com um trem de pouso capaz de pousar em inclinações de até 15 graus, sendo capaz de transportar de 3,6 a 6,5 toneladas de carga (incluindo humanos e um rover).



https://www.blueorigin.com/blue-moon

FONTE: Blue Origin, TechCrunch (1) e (2), Space.com via canaltech.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s