Pular para o conteúdo principal

Satélites Starlink, da SpaceX, foram avistados no céu noturno (e tem vídeo!)



Por Patrícia Gnipper

Na semana passada, Elon Musk e sua SpaceX conseguiram lançar, com sucesso, os 60 primeiros satélites do projeto Starlink, que formará uma "constelação de satélites" na órbita terrestre com o objetivo de fornecer internet de alta velocidade a qualquer região do planeta. Agora, um rastreador de satélites holandês conseguiu encontrar no céu noturno quase todos eles — e registrou a observação em vídeo.

Marco Langbroek administra o site SatTrackCam Leiden Blog, onde postou as imagens em questão. Ele conta ali que avistou pelo menos 56 dos 60 satélites. No vídeo, os satélites da Starlink passam brilhando no céu escuro, deixando um rastro de luzes em movimento. Esses equipamentos foram posicionados a 440 km acima da Terra, com a órbita final ficando estabelecida em 550 km acima. Elon Musk, por meio do Twitter, confirmou há alguns dias que os satélites estão em ordem, dizendo que "até agora, está tudo bem".

Como Langbroek já sabia a altitude em que os satélites estariam, ele considerou a inclinação orbital para estimar onde eles apareceriam no céu no instante da observação, que foi feita na sexta-feira (24). Para o registro, ele usou uma câmera de vigilância de baixo nível de luz, a WATEC 920H, equipada com uma lente de 50mm para a captura.

Com a Starlink, a expectativa da SpaceX é fornecer conexão via satélite a velocidades na casa de 1 Gpbs. Para começar a operar minimamente, a empresa precisa fazer pelo menos 60 lançamentos com 5 dúzias de aparelhos por voo para que uma transmissão razoável seja oferecida. Depois disso, mais 12 lançamentos serão necessários para que a transmissão seja considerada moderada. Então, somente quando os 12 mil satélites que compõem o projeto forem lançados é que Musk garante a alta velocidade e qualidade na oferta do sinal global..

Além da SpaceX, outras empresas também estão investindo em projetos similares envolvendo internet via satélite para o mundo todo. Uma delas é a OneWeb, que em fevereiro lançou os 6 primeiros satélites de sua frota, que prevê quase 2 mil satélites no total. Outra é a Blue Origin, de Jeff Bezos: o projeto Kuiper quer colocar em órbita 3.236 satélites com o mesmo objetivo das rivais.



FONTE: Space.com via canaltech.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s