Pular para o conteúdo principal

Museu de Astronomia do RJ ganha novos espaços imersivos e interativos


NOVO ESPAÇO IMERSIVO DO MAST – MUSEU DE ASTRONOMIA E CIÊNCIAS AFINS (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Uma das novas exposições projeta imagens através de espelhos para apresentar descobertas científicas realizadas pela observação do céu

Por Vanessa Centamori

A partir do dia 29 de maio, um novo Centro de Visitantes será inaugurado no MAST – Museu de Astronomia e Ciências Afins, localizado no bairro de São Cristóvão, no Rio de Janeiro. Um dos espaços imersivos exibirá, com recursos artísticos, diferentes descobertas científicas realizadas por conta da observação do céu. Outro local do museu, que será interativo, mostrará a história do Observatório Nacional e do campus de 40 mil m² do MAST.

As novidades foram desenvolvidas pela SuperUber, estúdio que une design, tecnologia e arquitetura. Em entrevista à GALILEU, a diretora criativa da empresa, Liana Brazil, conta que os novos espaços foram desenvolvidos em parceria com astrofísicos, astrônomos e historiadores. O projeto demorou 5 anos para ser construído e teve um investimento público de cerca R$ 5 milhões de reais.

Segundo ela, a ideia é estimular principalmente crianças a se interessarem pela ciência. “Para nós foi um prazer enorme estudar vários temas e traduzi-los para que o público possa entendê-los também. Queremos transformar informações acadêmicas em algo acessível”, afirma Brazil.


ESPAÇO IMERSIVO EXIBE DESCOBERTAS CIENTÍFICAS DO ESPAÇO ATRAVÉS DE PROJEÇÃO COM ESPELHOS (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Brazil conta que no espaço imersivo há uma projeção com espelhos para causar um efeito único no visitante. “Utilizamos a ideia da simetria e do aspecto de infinito da Astronomia. Quando colocamos um espelho na frente do outro, cria-se a perspectiva de uma superfície infinita”, explica.

No espaço interativo, também há uma tela onde é possível consultar informações do MAST, assim como uma projeção do globo terrestre, todas as unidades de pesquisa do Brasil e os telescópios que são usados por astrônomos ao redor do planeta.


ESPAÇO INTERATIVO OFERECE AO VISITANTE INFORMAÇÕES SOBRE TODAS AS UNIDADES DE PESQUISA BRASILEIRAS (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Haverá ainda a inauguração da exposição O Eclipse - Einstein, Sobral e o GPS, que conta a
a história da expedição realizada em 1919 que comprovou a Teoria da Relatividade Geral, de Albert Einstein. A amostra revelará como foram registradas as fotografias da posição das estrelas próximas à borda solar na cidade de Sobral, no Ceará, e na Ilha do Príncipe, na África.

A diretora do MAST, Anelise Pacheco, conta que a expedição de Sobral foi organizada pelo então diretor do Observatório Nacional, Henrique Morize, em maio de 1919. Lunetas e termostatos usadas na observação de Sobral ficarão expostas para o aprendizado dos visitantes.

“Foi a primeira grande participação de uma equipe brasileira em um projeto de protagonismo internacional. Existe até uma frase de Einstein que diz ‘ foi graças ao radiante céu do Brasil que a minha teoria foi comprovada’ ’”, afirma Pacheco à GALILEU.


A EXPOSIÇÃO O ECLIPSE - EINSTEIN, SOBRAL E O GPS (FOTO: DIVULGAÇÃO)

A diretora ressalta que grande parte do acervo do MAST vem do Observatório Nacional. Entre os itens de alta significância, ela destaca vários pêndulos, uma luneta doada por D.Pedro II, astrolábios (instrumentos de navegação) e elementos de medição do território nacional. “Com as novas áreas, pretendemos atingir cerca de 100 mil visitantes por mês”, afirma Pacheco.

SERVIÇO:
MAST
Rua General Bruce, 586, São Cristóvão, Rio de Janeiro - RJ
Tel: (021) 3514-5229 - www.mast.br
Entrada Gratuita
Horários de Visitação:
Terça a sexta-feira, das 9h às 17h / Sábados, das 14h às 19h /Domingos e feriados, das 14h às 18h

FONTE: REVISTA GALILEU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mémorias da Ufologia: Caso SANTA ISABEL

FOTOS DO LAUDO

Na localidade de Santa Izabel(SP) em junho de 1999, a Sra. Alzira Maria de Jesus foi encontrada morta na sua cama, e por volta das 8 hs da manhã sua nora percebe o fato e sai imediatamente para ir ao orelhão e ligar para o seu marido e espera à ajuda e , ao chegar de volta em casa quase 40 min.depois a nora vê o corpo da sra. com o rosto totalmente desfigurado e praticamente sem carne; foi feito o boletim de ocorrência na delegacia da cidade sob n°145/99 em 24 de Junho. Posteriormente confirmou-se que à causa da morte foi a parada respiratória, mas o que aconteceu realmente como rosto desta sra. num espaço menor de uma hora?O laudo é cita sobre as configurações do mesmo, inclusive nas cavidades oculares, mas o que teria causado à perda do rosto ficou indeterminada. Mais estranho ainda é que na noite anterior aos fatos foram vistas bolas de luz voando nessa região rural e no início da madrugada os animais,como cachorros,gansos,e outros começaram à fazer um intenso barulh…

Ovnis e estranhas criaturas próximos ao Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (RN)

Desde o ano de 2016 militares da Aeronáutica que trabalham na Barreira do Inferno já percebiam bolas de luzes alaranjadas como também feixes de luzes amarelados no céu noturno, bem próximo daquela região. Por desconhecerem totalmente a origem dessas luzes misteriosas e a finalidade delas, vários militares observavam intrigados e chegavam a comentar entre eles sobre esses fenômenos luminosos. Dias após a percepção dessas claridades no céu noturno, alguns militares começaram a perceber ao redor daquela localidade o aparecimento de criaturas vivas, de seres que não eram humanos. Um dos militares chegou a ver um "Urso Polar" e imediatamente comunicou a outros militares de plantão. Tal militar chegou a passar mal após a aparição de tal criatura. Já um outro militar flagrou uma outra criatura aparentando ser um "homem de grande porte" sair andando de dentro da água do mar. Outro militar relata que presenciou duas criaturas que de início pareciam apenas dois cachorros g…

A noite em que Lavras (MG) parou para ver um UFO

Serra da Bocaina no município de Lavras (MG)

Na noite de 1º de junho de 1969, um UFO sobrevoou a cidade de Lavras, região Sul do estado de Minas Gerais, sendo observado por centenas de pessoas. O fotógrafo amador e médico Dr. Rêmulo Tourino Furtini tirou diversas fotografias do estranho objeto, que chegou a fazer um pouso em um pasto existente na época. O sargento Inocêncio França do Tiro de Guerra local e vários atiradores comprovaram o pouso, constatado tecnicamente após o ocorrido. Na época, o caso foi notícia na mídia de todo o país, despertando o interesse da Nasa e até mesmo do extinto bloco soviético.


Ufo é fotografado na madrugada

Naquela fria madrugada de 1º de junho de 1969 algumas pessoas encontram-se nas ruas, já que no tradicional Clube de Lavras estava acontecendo um dos seus famosos bailes. Alguns bares encontravam-se abertos e alguns bêbados ziguezagueavam por aquelas ruas tranquilas.

Era uma noite comum de inverno, como tantas outras em uma cidade interiorana, quando…