Pular para o conteúdo principal

Museu de Astronomia do RJ ganha novos espaços imersivos e interativos


NOVO ESPAÇO IMERSIVO DO MAST – MUSEU DE ASTRONOMIA E CIÊNCIAS AFINS (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Uma das novas exposições projeta imagens através de espelhos para apresentar descobertas científicas realizadas pela observação do céu

Por Vanessa Centamori

A partir do dia 29 de maio, um novo Centro de Visitantes será inaugurado no MAST – Museu de Astronomia e Ciências Afins, localizado no bairro de São Cristóvão, no Rio de Janeiro. Um dos espaços imersivos exibirá, com recursos artísticos, diferentes descobertas científicas realizadas por conta da observação do céu. Outro local do museu, que será interativo, mostrará a história do Observatório Nacional e do campus de 40 mil m² do MAST.

As novidades foram desenvolvidas pela SuperUber, estúdio que une design, tecnologia e arquitetura. Em entrevista à GALILEU, a diretora criativa da empresa, Liana Brazil, conta que os novos espaços foram desenvolvidos em parceria com astrofísicos, astrônomos e historiadores. O projeto demorou 5 anos para ser construído e teve um investimento público de cerca R$ 5 milhões de reais.

Segundo ela, a ideia é estimular principalmente crianças a se interessarem pela ciência. “Para nós foi um prazer enorme estudar vários temas e traduzi-los para que o público possa entendê-los também. Queremos transformar informações acadêmicas em algo acessível”, afirma Brazil.


ESPAÇO IMERSIVO EXIBE DESCOBERTAS CIENTÍFICAS DO ESPAÇO ATRAVÉS DE PROJEÇÃO COM ESPELHOS (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Brazil conta que no espaço imersivo há uma projeção com espelhos para causar um efeito único no visitante. “Utilizamos a ideia da simetria e do aspecto de infinito da Astronomia. Quando colocamos um espelho na frente do outro, cria-se a perspectiva de uma superfície infinita”, explica.

No espaço interativo, também há uma tela onde é possível consultar informações do MAST, assim como uma projeção do globo terrestre, todas as unidades de pesquisa do Brasil e os telescópios que são usados por astrônomos ao redor do planeta.


ESPAÇO INTERATIVO OFERECE AO VISITANTE INFORMAÇÕES SOBRE TODAS AS UNIDADES DE PESQUISA BRASILEIRAS (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Haverá ainda a inauguração da exposição O Eclipse - Einstein, Sobral e o GPS, que conta a
a história da expedição realizada em 1919 que comprovou a Teoria da Relatividade Geral, de Albert Einstein. A amostra revelará como foram registradas as fotografias da posição das estrelas próximas à borda solar na cidade de Sobral, no Ceará, e na Ilha do Príncipe, na África.

A diretora do MAST, Anelise Pacheco, conta que a expedição de Sobral foi organizada pelo então diretor do Observatório Nacional, Henrique Morize, em maio de 1919. Lunetas e termostatos usadas na observação de Sobral ficarão expostas para o aprendizado dos visitantes.

“Foi a primeira grande participação de uma equipe brasileira em um projeto de protagonismo internacional. Existe até uma frase de Einstein que diz ‘ foi graças ao radiante céu do Brasil que a minha teoria foi comprovada’ ’”, afirma Pacheco à GALILEU.


A EXPOSIÇÃO O ECLIPSE - EINSTEIN, SOBRAL E O GPS (FOTO: DIVULGAÇÃO)

A diretora ressalta que grande parte do acervo do MAST vem do Observatório Nacional. Entre os itens de alta significância, ela destaca vários pêndulos, uma luneta doada por D.Pedro II, astrolábios (instrumentos de navegação) e elementos de medição do território nacional. “Com as novas áreas, pretendemos atingir cerca de 100 mil visitantes por mês”, afirma Pacheco.

SERVIÇO:
MAST
Rua General Bruce, 586, São Cristóvão, Rio de Janeiro - RJ
Tel: (021) 3514-5229 - www.mast.br
Entrada Gratuita
Horários de Visitação:
Terça a sexta-feira, das 9h às 17h / Sábados, das 14h às 19h /Domingos e feriados, das 14h às 18h

FONTE: REVISTA GALILEU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s