Pular para o conteúdo principal

SpaceX lança, com sucesso, primeiros 60 satélites do projeto Starlink



Por Wagner Wakka

A SpaceX deu início na noite desta quinta-feira (23) a um dos projetos mais ambiciosos da empresa. O Starlink é uma missão que pretende lançar ao espaço uma constelação de 12 mil satélites para transmissão de internet em alta velocidade para Terra. Às 23h30 de ontem (no horário de Brasília) um foguete Falcon 9 da empresa subiu levando consigo os 60 primeiros satélites a serem posicionados.

No total, a nave levou 227 quilos de equipamentos para uma altitude operacional de 550 Km. Os aparelhos serão alimentados por energia solar e serão interligados. A proposta, segundo informou Elon Musk, CEO da empresa, é permitir à população a acesso à internet de alta velocidade com baixo custo. A expectativa é de velocidades na casa de 1 Gbps.

A empresa transmitiu o lançamento considerado um sucesso. Os 60 primeiros satélites já estão posicionados, e o foguete Falcon 9 pousou novamente na região esperada, o que significa que ele poderá ser usado para outros lançamentos.

Havia certo receio sobre este lançamento, por conta da complexidade de momentos da missão. No último dia 13, Musk publicou que acreditava que esta tentativa daria provavelmente errado.

A companhia precisa fazer ao menos mais 60 lançamentos com 5 dúzias de aparelhos para conseguir oferecer uma transmissão considerada razoável. Depois disso, é preciso mais 12 para que o nível suba para moderado. Somente com todos os 12 mil satélites é que Musk garante alta qualidade na oferta de sinal.



Corrida

O sucesso deste lançamento coloca a SpaceX um passo à frente na corrida de satélites de internet. Além da companhia de Musk, outra gigante pode competir no setor, a Blue Origin, de Jeff Bezos, também dono da Amazon.

A concorrente conta com o projeto Kuiper, bem menos ambicioso, com “apenas” 3.236 satélites para o mesmo propósito.

Junto deles, outra companhia já está testando seus satélites, também. A OneWeb quer contar com 2 mil satélites para oferta de internet, sendo que a companhia disse que somente 600 são suficientes para cobrir a superfície em conexão.

Em especial para a SpaceX, o projeto é bastante importante. Segundo Musk, o sucesso dessa empreitada é “fundamental” para a receita da companhia. Para o CEO, será o Starlink o produto principal para movimentar o caixa da empresa.

Nas palavras de Musk, "vemos isso [a Starlink] como uma maneira de a SpaceX gerar receita que pode ser usada para desenvolver foguetes e naves espaciais cada vez mais avançadas; acreditamos que podemos usar a receita da Starlink para financiar o Starship". O Starship é o próximo projeto da SpaceX que consiste em um enorme foguete capaz de levar cargas ainda mais pesadas, além de tripulantes, e é voltado a missões mais ambiciosas, como levar equipamentos e pessoas a Marte.



FONTE: SpaceX via canaltech.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s