Pular para o conteúdo principal

50 anos da misteriosa música do espaço. Ouça agora


Em 1969, tripulantes da Apollo 10 ouviram sons perturbadores, um segredo guardado pela NASA por quatro décadas que ainda desafia explicações

Por Paula Lepinski

A quarta missão tripulada do Programa Apollo, lançada em 18 de maio de 1969, tinha um propósito modesto: testar o módulo lunar e outras partes da missão que realmente contou. E nisso foi bem sucedida: ela foi o sinal verde para Neil Armstrong e Buzz Aldrin caminharem na superfície do satélite terrestre.

Mas voltou com uma coisa a mais, que a NASA então manteve em sigilo. No quinto dia da missão, 22 de maio, astronautas gravaram uma hora de sons... peculiares.

Assista até o final para ouvir a versão ampliada e isolada:



Ficou confuso? Perturbado? Os astronautas também. Não havia probabilidade de ser alguma interferência ou transmissão de rádio da Terra. A área era – ou, pelo menos, deveria ser – uma zona silenciosa.

Nas gravações, é possível ouvir o nervosismo na voz dos astronautas, que discutiram se deveriam informar o Centro de Controle da NASA. Um dos astronautas pode ser ouvido se referindo ao barulho como um “som irritante de assobio”, enquanto outro tenta acalmar a equipe afirmando ser apenas um “tipo de música do espaço”. A isso, os outros responderam que, se fosse mesmo uma música, era certamente uma bem esquisita.

Quando a Apollo 10 voltou para a Terra, a NASA classificou as gravações como secretas. Só seriam reveladas em 2008, incitando um debate sobre a natureza e a fonte do som.

Recentemente, Al Warden, tripulante do Apollo 15 entrevistado pelo Science Channel, afirmou que aquele barulho desconhecido só podia sugerir que havia algo diferente acontecendo – afinal, os astronautas do Apollo 10 tinham aprendido todos os sons e anomalias comumente ouvidas no espaço.

Já alguns especialistas rejeitaram a ideia de uma fonte emitindo o som, e o atribuíram a uma interferência magnética ou atmosférica. Mas há quem duvide dessa possibilidade: a Lua não possui campo magnético ou atmosfera significantes a ponto de criar uma interferência igual àquela ouvida pelos tripulantes da Apollo 10.

A tese mais "terrena" (e plausível) é que simplesmente tenha sido uma interferência entre os rádios do módulo de comando, em órbita da Lua, e do módulo lunar, o que os astronautas interpretaram como "música" por associação psicológica.

FONTE: aventurasnahistoria.uol.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

Mémorias da Ufologia: Caso SANTA ISABEL

FOTOS DO LAUDO Na localidade de Santa Izabel(SP) em junho de 1999, a Sra. Alzira Maria de Jesus foi encontrada morta na sua cama, e por volta das 8 hs da manhã sua nora percebe o fato e sai imediatamente para ir ao orelhão e ligar para o seu marido e espera à ajuda e , ao chegar de volta em casa quase 40 min.depois a nora vê o corpo da sra. com o rosto totalmente desfigurado e praticamente sem carne; foi feito o boletim de ocorrência na delegacia da cidade sob n°145/99 em 24 de Junho. Posteriormente confirmou-se que à causa da morte foi a parada respiratória, mas o que aconteceu realmente como rosto desta sra. num espaço menor de uma hora?O laudo é cita sobre as configurações do mesmo, inclusive nas cavidades oculares, mas o que teria causado à perda do rosto ficou indeterminada. Mais estranho ainda é que na noite anterior aos fatos foram vistas bolas de luz voando nessa região rural e no início da madrugada os animais,como cachorros,gansos,e outros começaram à fazer um intenso bar

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/