Pular para o conteúdo principal

Sistema de percepção robótica imita sensações humanas


Este dedo robótico bioinspirado fornece informações hápticas e de movimento. [Imagem: UCSD]

Robótica macia

Uma equipe de pesquisadores da Itália e dos EUA desenvolveu um sistema de percepção para robôs macios inspirado no modo como os humanos processam informações sobre seus próprios corpos no espaço e em relação a outros objetos e pessoas.

O objetivo final é construir um sistema de percepção robótica que possa prever os movimentos e o estado interno do robô sem depender de sensores externos.

Thomas Thuruthel e seus colegas alcançaram esse objetivo para um dedo robótico macio - a robótica macia refere-se à construção de equipamentos usando não metais e outros materiais duros, mas materiais mais similares aos biológicos.

O resultado tem aplicações em interação homem-robô, na robótica de vestir - exoesqueletos e exorroupas, por exemplo -, bem como em equipamentos médicos flexíveis para corrigir distúrbios que afetam músculos e ossos.

Interpretação de sensações

Thuruthel embutiu arbitrariamente sensores de tensão dentro do dedo robótico, sabendo que eles responderiam a uma grande variedade de movimentos. A diferença é que, em vez de ler os dados de cada sensor, ele usou técnicas de aprendizado de máquina para interpretar os sinais como um todo.

Isso permitiu prever as forças aplicadas ao dedo e os próprios movimentos do dedo, demonstrando que essa abordagem permite desenvolver modelos que possam prever forças e deformações experimentadas por sistemas robóticos à medida que se movem.

Isso é importante porque as técnicas tradicionalmente usadas na robótica para processar dados de sensores não conseguem capturar as complexas deformações de sistemas flexíveis. Além disso, as informações capturadas pelos sensores são igualmente complexas. Como resultado, o projeto, posicionamento e fabricação de sensores em robôs flexíveis são tarefas ainda por vencer. Este trabalho oferece uma solução para esse problema.

"As vantagens da nossa abordagem são a capacidade de prever movimentos complexos e forças que o robô macio experimenta, o que é difícil com os métodos tradicionais, e o fato de que ele pode ser aplicado a vários tipos de atuadores e sensores," disse o professor Michael Tolley, coordenador da equipe. "Nosso método também inclui sensores redundantes, o que melhora a robustez geral de nossas previsões."


Ainda há sensores, mas eles são distribuídos pelo "tecido robótico". [Imagem: Thomas George Thuruthel et al. - 10.1126/scirobotics.aav1488 ]

Imitação dos sentidos humanos

O sistema de percepção robótica destina-se a imitar os vários componentes necessários para os humanos navegarem em seu ambiente: o sistema de captura de movimento substitui a visão; a rede neural substitui as funções cerebrais; os sensores substituem o toque; e o dedo representa o corpo interagindo com o mundo exterior. Um sistema de captura de movimento é usado para treinar a rede neural, mas pode ser descartado quando o treinamento está completo.

Os próximos passos incluem aumentar o número de sensores, para imitar melhor as capacidades densas de detecção da pele biológica, e fechar o circuito para o controle de realimentação do atuador.

Bibliografia:

Soft robot perception using embedded soft sensors and recurrent neural networks
Thomas George Thuruthel, Benjamin Shih, Cecilia Laschi, Michael Thomas Tolley
Science Robotics
Vol.: 4, Issue 26, eaav1488
DOI: 10.1126/scirobotics.aav1488

FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLOGICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s