Pular para o conteúdo principal

O beijo passional no asteroide Ryugu


O primeiro pouso da Hayabusa2 para colher amostras no asteroide Ryugu, em 22 de fevereiro de 2019. (Crédito: Jaxa)

Por Salvador Nogueira

No dia 22 de fevereiro, a sonda Hayabusa2 deu seu primeiro “beijo passional” no asteroide Ryugu, descendo até a superfície apenas por um instante, para colher uma amostra e futuramente trazê-la de volta à Terra.

No próprio dia, foi possível dizer que o procedimento foi aparentemente bem-sucedido — a telemetria indicava que a espaçonave japonesa seguiu exatamente o protocolo e, ao pousar no asteroide, disparou com sucesso uma bala de tântalo na direção dele, fazendo com que pedras voassem para todo lado, inclusive para dentro de sua cápsula de coleta de amostras.

As imagens e dados colhidos durante o procedimento foram transmitidos para a Terra só nos dias subsequentes. Mas que imagens! Numa sequência de fotos que comprime quase 6 minutos em 1, pegamos carona com a Hayabusa2 durante seu pouso/decolagem do Ryugu. O processo levanta fragmentos de asteroide para tudo quanto é lado e dá a certeza de que a bala disparou. Uma boa notícia, já que sua predecessora, a Hayabusa, que visitou o asteroide Itokawa em 2005, não conseguiu dar o tiro. A falha fez com que ela trouxesse apenas microgramas de asteroide em seu compartimento de amostras. Agora a recompensa promete ser bem maior.



Com quase 1 km de diâmetro, o Ryugu é o primeiro asteroide do tipo C (rico em carbono) a ser visitado por uma espaçonave. A Hayabusa2 foi lançada em dezembro de 2014 e chegou a seu destino em junho de 2018. Desde então, mapeou toda a superfície do astro e fez aproximações pontuais para registrar detalhes de alguns locais-chave. Também liberou minirrovers que exploraram a superfície e enviaram imagens surreais desse estranho e pequeno mundo, e tudo culminou com o procedimento de coleta de amostras. Mas a emoção ainda não acabou.

Se você achou que um tiro a 300 metros por segundo foi insuficiente, a próxima etapa, marcada para abril, envolverá o uso de explosivos para disparar um bloco de cobre dez vezes mais depressa na direção da superfície. O objetivo é abrir uma cratera de alguns poucos metros e expor material do interior do asteroide.

Após esse disparo de canhão, a equipe da Hayabusa2 vai decidir se realiza mais uma tentativa de pouso e coleta de amostras — talvez do interior da cratera recém-formada. Mas isso não acontecerá antes de junho. O prazo final para a sonda tomar o caminho de volta para a Terra é dezembro, para chegar ao planeta com suas preciosas amostras dali um ano. Ainda tem muito chão pela frente, mas a missão japonesa já se mostra a mais memorável visita a um asteroide até hoje registrada nos anais da exploração espacial.

FONTE: mensageirosideral.blogfolha.uol.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s