Pular para o conteúdo principal

Físicos sugerem forma de tirar informações de um buraco negro


IMAGEM DE BURACO NEGRO NO UNIVERSO (FOTO: WIKIMEDIA COMMONS)

Decifrar e recuperar informações perdidas dentro no fenômeno são os principais problemas encontrados por pesquisadores

Cientistas acreditam ter encontrado uma maneira de usar a mecânica quântica para entender o que se passa no interior de um buraco negro. As descobertas foram publicadas nesta semana na revista científica Nature.

De acordo com Kevin Landsman, estudante de pós graduação em física e um dos coautores do estudo, na física quântica, a informação sobre o que buracos negros "engolem" – como massa, impulso e temperatura – não pode ser perdida. “Em vez disso, [ela] pode ser escondida ou embaralhada”, explicou ele portal Live Science.

Os físicos descobriram, a partir de um modelo simplificado de um buraco negro, que era possível medir a velocidade com que informações eram embaralhadas. Essas descobertas também poderão ajudar no desenvolvimento de computadores quânticos.

Um dos maiores problemas relatados por especialistas até hoje é a forma como as informações sugadas pelo fenômeno espacial não conseguem ser recuperadas ou acessadas. Os teóricos chamam essa questão de “dilema de paradoxo da informação do buraco negro”.

No novo estudo, os físicos partiram do pressuposto de que aquilo que foi sugado nessas regiões de grande força gravitacional no espaço não fica totalmente perdido. Eles levaram em consideração o que a física quântica chama de radiação Hawking: a radiação térmica que se acredita ser emitida por buracos negros. Uma partícula a ser radiada do fenômeno estaria entrelaçada com outra partícula a ser sugada; e, assim, uma poderia fornecer informações sobre a outra.

"É possível recuperar a informação que caiu no buraco negro fazendo um enorme cálculo quântico sobre essas partículas de saída", disse, em um comunicado, Norman Yao, físico da Universidade da Califórnia e membro da equipe.

Assim, os pesquisadores realizaram cálculos com bits quânticos embaralhados. Depois, eles montaram um modelo com três núcleos atômicos do elemento químico itérbio, que estavam entrelaçados entre si. Com o uso de outro bit quântico, os físicos conseguiram entender quando e como essas partículas do experimento foram embaralhadas e quão misturadas elas ficaram.

No futuro, essas descobertas poderão ser usadas no desenvolvimento da computação quântica e nos estudos de buracos negros. [O estudo] é um feito maravilhoso", comemorou ao LiveScience Raphael Bousso, físico teórico da Universidade da Califórnia em Berkeley, nos Estados Unidos, que não participou da pesquisa.

FONTE: REVISTA GALILEU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s