Pular para o conteúdo principal

Clube produz livro gratuito de astrofotografias brasileiras


Compilação de imagens presentes no livro Encontro Brasileiro de Astrofotografia. (Crédito: CAsB/Divulgação)

Por Salvador Nogueira

Um dos maiores — e mais recompensadores — desafios do Universo é capturar toda a sua beleza por meio de imagens. A astrofotografia é uma arte relativamente recente, em contraste com a ciência que lhe deu origem, e absolutamente fascinante. Ela traz aos nossos olhos o que a vista desarmada não pode ver, rompendo as barreiras do espaço e do tempo.

Há aquelas imagens que são colhidas por telescópios profissionais no espaço ou em solo, cujo objetivo principal é revelar os segredos ocultos dos astros. Elas normalmente são obtidas por meio de filtros que capturam apenas parte da luz de cada objeto — em geral associada a algum processo físico que se quer estudar –, gerando imagens em preto e branco que podem ser combinadas numa fotografia colorida.

Embora não sejam tão importantes para a prática astronômica, essas imagens coloridas são produzidas para praticamente todas as observações, como forma de engajar o público com as belezas do cosmos. Por vezes, se aproximam do que nossos próprios olhos veriam; em outras, representam apenas luz que nossas retinas são incapazes de detectar. Mas sempre trazem, além de informação, encantamento.

O universo da astrofotografia, contudo, não está limitado às observações profissionais. Pelo contrário, aliás. Astrônomos amadores têm se dedicado à prática de colher seus próprios retratos do Universo há décadas e, embora esse seja um fato pouco conhecido, no Brasil há grandes astrofotógrafos amadores.

A boa notícia é que eles tendem se tornar menos desconhecidos, com uma iniciativa promovida pelo CAsB, o Clube de Astronomia de Brasília. A organização amadora brasiliense acaba de publicar o primeiro volume do que promete ser uma série de livros dos Encontros Brasileiros de Astrofotografia.

A publicação em formato digital pode ser baixada gratuitamente via internet (http://www.casb.org.br/artigos-tutoriais-e-pesquisas/leitura/) e reúne, em 106 páginas, o trabalho de 25 astrofotógrafos brasileiros, de vários estados, apresentando três de suas imagens favoritas. Elas contemplam estrelas, nebulosas, galáxias, aglomerados e objetos do Sistema Solar. Desnecessário dizer que são todas de encher os olhos.

“Nesse primeiro volume o leitor encontrará informações riquíssimas de como essas fotos são produzidas. Cada fotógrafo descreve seus equipamentos, métodos fotográficos e dá dicas aos iniciantes”, descreve o site do projeto.

Nesses tempos sinistros de horizontes limítrofes, os deleites intelectuais e sensoriais da astrofotografia são alimento muito bem-vindo para a alma.

FONTE: mensageirosideral.blogfolha.uol.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s