Uma das fórmulas de Hawking e a imagem de um buraco negro foram estampadas nas moedas
Após um ano da morte do físico Stephen Hawking, a Royal Mint — empresa responsável por fabricar as moedas do Reino Unido — fez versão especial do 50 centavos de libra esterlina em homenagem ao cientista reconhecido mundialmente.
As moedas estão sendo vendidas como itens de colecionador no site da Royal Mint, e têm estampada a figura de um buraco negro. Ao lado da imagem, há a fórmula S = kc^3 A / 4ℏG e o nome de Hawking. A maioria dos itens já está esgotado na venda on-line.
A fórmula escolhida foi uma das contribuições de Hawking para a termodinâmica dos buracos negros. De acordo com o portal Science Alert, a solução ficou conhecida como a fórmula de Bekenstein-Hawking, e "foi um avanço significativo nos esforços para tornar as estranhas propriedades dos buracos negros ajustadas às leis existentes sobre energia".
Em entrevista à BBC, a responsável pelo design da moeda, Edwina Ellis, explicou por que escolheu a imagem de um buraco negro para estampar a moeda: "Eu queria encaixar um grande buraco negro na minúscula moeda e gostaria que ele [Stephen Hawking] ainda estivesse aqui rindo do pensamento", disse.
IMAGEM DA MOEDA FEITA EM HOMENAGEM A STEPHEN HAWKING (FOTO: DIVULGAÇÃO/ ROYAL MINT)
Ao lado de seu irmão, a filha de Hawking, Lucy, chegou a visitar o Royal Mint para ver as novas versões dos 50 centavos. "É um grande privilégio ser destaque em uma moeda", disse ela à BBC.
O trabalho do físico que explica o fenômeno dos buracos negros está publicado no livro Uma Breve História do Tempo (A Brief History Of Time, em inglês).
FONTE: REVISTA GALILEU
Comentários
Postar um comentário