Pular para o conteúdo principal

Dia Internacional do Pi: japonesa supera 30 trilhões de dígitos em novo recorde do número


Emma Haruka Iwao é funcionária do Google no Japão

Zoe Kleinman
BBC News

O valor do Pi foi recalculado. O 'novo' Pi tem agora 31 trilhões de dígitos, novo recorde em quantidade de algarismos. O recorde anterior estipulava um Pi com 22 trilhões de dígitos.

A dona da façanha é Emma Haruka Iwao, funcionária do Google no Japão. Ela encontrou os novos algarismos com a ajuda dos equipamentos da gigante de tecnologia.

O Pi, também grafado como π, é a proporção alcançada quando se divide a circunferência de um círculo por seu diâmetro. Os primeiros três dígitos nos ensinam na escola: 3,14. Mas esse número é infinitamente mais longo.

O Pi é usado tem aplicações para engenharia, física, computação e também na exploração espacial porque permite calcular ondas, círculos e cilindros. E a busca por versões cada vez mais longas do Pi é um "passatempo" de longa data entre os matemáticos.

Iwao disse ser fascinada pelo número desde criança.

Cálculo pesado

Para chegar aos 33 trilhões de dígitos, o cálculo da japonesa consumiu 121 dias e 170 terabytes de memória - a título de comparação, 200 mil músicas ocupam um espaço equivalente a 1 tera. Iwao usou 25 máquinas virtuais para quebrar o recorde do Pi mais longo. Estender a sequência de números do Pi é muito difícil porque o número não segue nenhum padrão.


O símbolo usado para representar o Pi é a 16ª letra do alfabeto grego

"Fiquei surpresa", disse Iwao, que há três anos trabalha no Google e ainda não desistiu de expandir ainda mais o Pi.

"Não tem fim para o Pi. Gostaria de encontrar mais dígitos", disse ela à BBC News.

Levaria exatos 332.064 anos para dizer todos os 31,4 trilhões de dígitos do Pi encontrados até agora. A notícia foi divulgada pelo Google nesta quinta-feira, o "Dia Internacional do Pi". A data foi criada com base no formato americano de calendário - no qual o 14 de março é grafado como 3/14.

De acordo com lista da Nasa, há formas diversas de se usar o Pi na prática. Entre elas:

- Calcular o tamanho do paraquedas necessário para enviar um veículo espacial para a superfície de Marte;

- Calcular quantas imagens de câmera retangular serão necessárias para mapear a superfície de um planeta;

- Fazer com que a espaçonave freie na hora certa para entrar em órbita ao redor de planetas.

"O Pi é útil não apenas para medir círculos, mas também aparece em cálculos para medir tudo, desde o período de um pêndulo até a força de um feixe", explica o matemático Matt Parke.

"A matemática moderna, a física, a engenharia e a tecnologia não poderiam funcionar sem o Pi", completa Parker.

Em 2010, Nicholas Sze usou a nuvem do Yahoo! para calcular que dois quadrilhões de dígitos do Pi eram zero. Essa conta levaria 500 anos num computador padrão.

FONTE: BBC BRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

Mémorias da Ufologia: Caso SANTA ISABEL

FOTOS DO LAUDO Na localidade de Santa Izabel(SP) em junho de 1999, a Sra. Alzira Maria de Jesus foi encontrada morta na sua cama, e por volta das 8 hs da manhã sua nora percebe o fato e sai imediatamente para ir ao orelhão e ligar para o seu marido e espera à ajuda e , ao chegar de volta em casa quase 40 min.depois a nora vê o corpo da sra. com o rosto totalmente desfigurado e praticamente sem carne; foi feito o boletim de ocorrência na delegacia da cidade sob n°145/99 em 24 de Junho. Posteriormente confirmou-se que à causa da morte foi a parada respiratória, mas o que aconteceu realmente como rosto desta sra. num espaço menor de uma hora?O laudo é cita sobre as configurações do mesmo, inclusive nas cavidades oculares, mas o que teria causado à perda do rosto ficou indeterminada. Mais estranho ainda é que na noite anterior aos fatos foram vistas bolas de luz voando nessa região rural e no início da madrugada os animais,como cachorros,gansos,e outros começaram à fazer um intenso bar

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/