Pular para o conteúdo principal

Espaçonave encontra evidência de que subterrâneo de Marte já foi abundante em água



Por Ryan F. Mandelbaum

Cientistas relatam ter encontrado evidências de um antigo sistema de águas subterrâneas em Marte, de acordo com um novo estudo. As pistas apareceram em imagens captadas por orbitadores de Marte.

Estudos seguem encontrando evidências de que Marte já foi úmido, desde a composição química de sua poeira até vales aparentemente cortados por rios antigos. Mas quanta água e quais efeitos ela teve ainda são assuntos para discussão. Os pesquisadores por trás do novo estudo descobriram evidências de níveis flutuantes de água subterrânea em crateras em todo o Planeta Vermelho.

“Essas bacias profundas (lagos subterrâneos abastecidos por águas subterrâneas) serão de interesse para futuras missões de exploração, pois podem fornecer evidências de condições geológicas adequadas à vida”, escreveram os cientistas no artigo publicado nesta quinta-feira (27) no Journal of Geophysical Research-Planets.


A paisagem marciana. Foto: Agência Espacial Europeia (ESA)

Os pesquisadores analisaram uma amostra de imagens de crateras de impacto no hemisfério norte de Marte tiradas pelo HiRISE (High Resolution Imaging Science Experiment) e pela Câmara de Contexto (CTX) do Orbitador de Reconhecimento de Marte, da NASA, e da High Resolution Stereo Camera (HRSC), do orbitador Mars Express, da Agência Espacial Europeia (ESA). Eles identificaram 24 crateras de 1,4 a 3,1 quilômetros de profundidade, que foram analisadas em busca de provas da influência da água subterrânea.

Várias linhas de evidência apareceram na análise. Algumas das crateras tinham vales que pareciam ser formados pela erosão da água. Algumas tinham canais esculpidos em suas paredes. Outras tinham “terraços”, plataformas que poderiam ter sido formadas pela presença de água parada. Quinze das crateras tinham formas de leque que pareciam deltas de rios. Algumas tinham cones que pareciam afluentes ramificados. Seus leitos eram planos, possivelmente devido ao depósito de sedimentos da água. Dezesseis das crateras tinham pilhas de detritos que pareciam ter sido provocadas por deslizamentos de terra.


Diagrama mostrando a água em recuo formando características em crateras atuais. Imagem: ESA

Em conjunto, esses pontos de dados, todos ocorrendo em profundidades semelhantes, fizeram com que os pesquisadores deduzissem que as características observadas nessas crateras “continham águas que progressivamente recuaram, deixando para trás acidentes geográficos em uma ordem cronológica específica”, diz o estudo. Mais importante ainda, as mesmas características observadas em todo o hemisfério norte do planeta sugeriram aos pesquisadores que Marte pode ter ficado saturado com água subterrânea para poder produzir os resultados vistos no artigo. O nível da água também se alinha com evidências existentes de um antigo oceano marciano.

Resultados como esses são empolgantes e seguem pintando Marte de 3,5 bilhões de anos como um lugar úmido como a Terra de hoje, com oceanos, rios e um lençol freático. Eles também fazem você pensar, é claro, se o planeta já abrigou vida. Serão necessárias missões como o ExoMars Rover Rosalind Franklin e o Mars2020 para caçar diretamente essas pistas de vida — e esse estudo dá aos cientistas um lugar para procurar.

FONTE: GIZMODO BRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s