Por Patrícia Gnipper
Finalmente, o Commercial Crew Program da NASA com empresas privadas para o envio de astronautas norte-americanos à Estação Espacial Internacional (ISS) vai acontecer. Depois de anos de atraso no cronograma, a SpaceX recebeu nesta terça-feira (26) a autorização final da agência espacial para fazer o primeiro lançamento de teste (não tripulado) com a nave Crew Dragon. Outra empresa que está na jogada é a Boeing, com a nave Starliner, que será inicialmente testada em abril.
Esta primeira missão de testes da SpaceX se chama Demo-1, e o lançamento vai acontecer no dia 2 de março. Tudo dando certo, a SpaceX fará um teste de aborto de missão em junho e, então, o Demo-2 acontecerá em julho, desta vez transportando astronautas ainda em caráter de teste. A Boeing fará os mesmos testes com sua Starliner, mas em abril, maio e agosto.
The Demo-1 Flight Readiness Review has concluded. The Board set March 2 at 2:48 a.m. EST as the official launch date for @SpaceX's flight to @Space_Station. #LaunchAmerica https://t.co/2DIJ99guG2 pic.twitter.com/86lV29gVNS
— NASA Commercial Crew (@Commercial_Crew) 22 de fevereiro de 2019
Desde 2011, quando encerrou o programa do Ônibus Espacial, a NASA depende da Roscosmos, agência espacial russa, para enviar astronautas à ISS. Daquele ano em diante, os lançamentos são todos feitos por foguetes e naves Soyuz, com a agência espacial estadunidense pagando uma quantia considerável por assento e enviando apenas 1 astronauta por lançamento (normalmente ao lado de colegas da ESA e da própria Roscosmos). Com o Commercial Crew Program, não somente a agência espacial dos EUA se tornará independente dos antigos rivais de Corrida Espacial, como também poderá enviar um maior número de astronautas próprios à ISS por viagem, se assim desejar.
The main mission objectives for DM-1: pic.twitter.com/i5rCKSQEDP
— SpaceXUpdates (@SpaceXUpdates) 22 de fevereiro de 2019
O lançamento será transmitido ao vivo pela NASA e SpaceX em seus canais oficiais.
FONTE: TechCrunch via canaltech.com.br
Comentários
Postar um comentário