Pular para o conteúdo principal

"DNA alienígena" é criado em laboratório nos EUA


ESTA ILUSTRAÇÃO MOSTRA A ESTRUTURA DE UMA NOVA MOLÉCULA DE DNA SINTÉTICO, APELIDADA DE DNA HACHIMOJI, QUE USA OS QUATRO INGREDIENTES INFORMACIONAIS DO DNA REGULAR (VERDE, VERMELHO, AZUL, AMARELO), ALÉM DE QUATRO NOVOS (CIANO, ROSA, ROXO, LARANJA). (FOTO: ESCOLA DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE INDIANA)

Apesar de ser diferente, o sistema orgânico desenvolvido consegue transmitir informações genéticas, assim como o DNA comum

O ácido desoxirribonucleico, o famoso DNA, é uma molécula complexa que armazena e transmite informações genéticas— ela é passada dos pais para os descendentes em todos os organismos vivos na Terra. Em todo canto, seja você ou uma bactéria, seus componentes incluem quatro ingredientes-chave chamados nucleotídeos, todos padronizados para a vida como a conhecemos. Mas como seria fora da Terra?

Para tentar desvendar novas possibilidades de como a vida extraterrestre poderia se manifestar, pesquisadores da Fundação para a Evolução Molecular Aplicada em Alachua, na Flórida, com financiamento da NASA, sintetizaram um sistema molecular que, como o DNA, pode armazenar e transmitir informações genéticas.

O estudo faz questão de ressaltar que isso está longe de representar uma nova forma de vida, mas sugere aos que buscam vida fora da Terra que repensem o que estão procurando. "A detecção de vida é uma meta cada vez mais importante das missões científicas planetárias da NASA, e esse novo trabalho nos ajudará a desenvolver instrumentos e experimentos eficazes que vão expandir o escopo do que procuramos", disse Lori Glaze, diretora interina da Divisão de Ciências Planetárias da NASA. .

Qual é a receita?

A nova molécula tem oito dos ingredientes-chave do DNA. Os quatro nucleotídeos presentes na vida da Terra — adenina, citosina, guanina e timina —, mas também outros quatro que imitam as estruturas dos ingredientes informacionais no DNA regular.

Batizada de hachimoji, “oito cartas” em japonês, essa estrutura de dupla hélice tem todos os requisitos estruturais que permitem que nosso DNA armazene, transmita e desenvolva informações em sistemas vivos. "Ao analisar cuidadosamente os papéis de forma, tamanho e estrutura no DNA do hachimoji, este trabalho expande nossa compreensão dos tipos de moléculas que podem armazenar informações na vida extraterrestre em mundos alienígenas", contou Steven Benner, que liderou o estudo.

"Incorporar uma compreensão mais ampla do que é possível em nossos conceitos de projeto de instrumentos e missão resultará em uma busca mais inclusiva e, portanto, mais eficaz para a vida além da Terra", complementou Mary Voytek, cientista sênior de Astrobiologia da NASA.

Já que um dos objetivos da NASA é procurar vida em planetas como Marte, que antigamente teve água corrente e uma atmosfera espessa, ou em luas do sistema solar externo, como Europa e Encélado, onde vastos oceanos de água se agitam sob grossas camadas de gelo, é preciso pensar: e se a vida nesses mundos não usar nosso DNA? Como poderíamos reconhecê-lo? Esse novo DNA pode ser a chave para responder a essas perguntas.

FONTE: REVISTA GALILEU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s