Pular para o conteúdo principal

Pesquisadoras mostram como a vida na Terra pode ter começado nos oceanos


PESQUISADORAS DA NASA: LAURIE BARGE À ESQUERDA E ERIKA FLORE À DIREITA (FOTO: NASA/JPL-CALTECH)

Cientistas da NASA conduziram o estudo ao longo de nove anos, e procuram entender como a vida também poderia se formar em outros planetas

Cientistas da Nasa reproduziram em laboratório como os ingredientes para a formação da vida na Terra podem ter se formado no fundo do oceano há 4 bilhões de anos. Com os resultados, as pesquisadoras acreditam que podem entender melhor como a vida na Terra começou – e também onde podemos encontrá-la no universo. O estudo foi publicado na revista Proceedings, da Academia Nacional de Ciências.

Para o trabalho, a astrobiologista Laurie Barge e a sua equipe do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA em Pasadena, nos Estados Unidos, formaram seus próprios fundos marinhos em miniatura, enchendo béqueres com misturas que imitam o oceano da Terra. Esses materiais feitos em laboratório atuam como viveiros de aminoácidos e compostos orgânicos, que são tão essenciais para a vida como a conhecemos.

"Compreender até que ponto você pode ir com apenas compostos orgânicos e minerais antes de ter uma célula real é realmente importante para entender de que tipos de ambientes a vida pode emergir", disse Barge, pesquisadora principal e primeira autora do novo estudo.

O ambiente escuro e quente do fundo do mar alimentado pela energia química disponível na Terra pode ser a chave para a formação da vida, quem sabe, em outros lugares mais remotos e distantes do Sistema Solar. "Se nós tivermos essas fontes hidrotermais aqui na Terra, possivelmente reações semelhantes poderiam ocorrer em outros planetas", disse Erika Flores, coautora do estudo.

Para a pesquisa, as cientistas utilizaram ingredientes que podem ser encontrados nos primeiros oceanos terrestres. Elas combinaram água, minerais e algumas moléculas precursoras: piruvato e amônia. Depois, aqueceram a solução a 70ºC — a mesma encontrada perto de fontes hidrotermais — e ajustaram o PH para uma solução alcalina.

Na expectativa de reproduzir o ambiente da Terra primitiva, as pesquisadoras também removeram o oxigênio da mistura que produziram; isso porque na formação do nosso planeta, havia pouco oxigênio disponível em seu oceano. Por último, elas usaram o mineral de hidróxido de ferro, conhecido como “ferrugem verde”.


SOLUÇÃO CRIADA POR PESQUISADORAS (FOTO: NASA)

O que elas encontraram

A ferrugem verde reagiu com uma pequena quantidade de oxigênio que havia sido injetada na solução, produzindo, assim, o aminoácido alanina e o alfa-hidroxiácido lactato. Cientistas teorizam que algumas dessas substâncias poderiam se combinar para formar moléculas orgânicas mais complexas e mais conhecidas à vida.

O estudo se destaca por ser a primeira vez que a equipe de Barge e Flores consegue assistir a um ambiente muito semelhante a uma fonte hidrotermal, além de ser o resultado de nove anos de trabalho das pesquisadoras.

"Nós mostramos que em condições geológicas similares às da Terra primitiva, e talvez às de outros planetas, podemos formar aminoácidos e alfa-hidroxiácidos a partir de uma reação simples sob condições brandas que existiriam no fundo do mar", disse Barge.

FONTE: REVISTA GALILEU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s