Pular para o conteúdo principal

Pesquisadoras mostram como a vida na Terra pode ter começado nos oceanos


PESQUISADORAS DA NASA: LAURIE BARGE À ESQUERDA E ERIKA FLORE À DIREITA (FOTO: NASA/JPL-CALTECH)

Cientistas da NASA conduziram o estudo ao longo de nove anos, e procuram entender como a vida também poderia se formar em outros planetas

Cientistas da Nasa reproduziram em laboratório como os ingredientes para a formação da vida na Terra podem ter se formado no fundo do oceano há 4 bilhões de anos. Com os resultados, as pesquisadoras acreditam que podem entender melhor como a vida na Terra começou – e também onde podemos encontrá-la no universo. O estudo foi publicado na revista Proceedings, da Academia Nacional de Ciências.

Para o trabalho, a astrobiologista Laurie Barge e a sua equipe do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA em Pasadena, nos Estados Unidos, formaram seus próprios fundos marinhos em miniatura, enchendo béqueres com misturas que imitam o oceano da Terra. Esses materiais feitos em laboratório atuam como viveiros de aminoácidos e compostos orgânicos, que são tão essenciais para a vida como a conhecemos.

"Compreender até que ponto você pode ir com apenas compostos orgânicos e minerais antes de ter uma célula real é realmente importante para entender de que tipos de ambientes a vida pode emergir", disse Barge, pesquisadora principal e primeira autora do novo estudo.

O ambiente escuro e quente do fundo do mar alimentado pela energia química disponível na Terra pode ser a chave para a formação da vida, quem sabe, em outros lugares mais remotos e distantes do Sistema Solar. "Se nós tivermos essas fontes hidrotermais aqui na Terra, possivelmente reações semelhantes poderiam ocorrer em outros planetas", disse Erika Flores, coautora do estudo.

Para a pesquisa, as cientistas utilizaram ingredientes que podem ser encontrados nos primeiros oceanos terrestres. Elas combinaram água, minerais e algumas moléculas precursoras: piruvato e amônia. Depois, aqueceram a solução a 70ºC — a mesma encontrada perto de fontes hidrotermais — e ajustaram o PH para uma solução alcalina.

Na expectativa de reproduzir o ambiente da Terra primitiva, as pesquisadoras também removeram o oxigênio da mistura que produziram; isso porque na formação do nosso planeta, havia pouco oxigênio disponível em seu oceano. Por último, elas usaram o mineral de hidróxido de ferro, conhecido como “ferrugem verde”.


SOLUÇÃO CRIADA POR PESQUISADORAS (FOTO: NASA)

O que elas encontraram

A ferrugem verde reagiu com uma pequena quantidade de oxigênio que havia sido injetada na solução, produzindo, assim, o aminoácido alanina e o alfa-hidroxiácido lactato. Cientistas teorizam que algumas dessas substâncias poderiam se combinar para formar moléculas orgânicas mais complexas e mais conhecidas à vida.

O estudo se destaca por ser a primeira vez que a equipe de Barge e Flores consegue assistir a um ambiente muito semelhante a uma fonte hidrotermal, além de ser o resultado de nove anos de trabalho das pesquisadoras.

"Nós mostramos que em condições geológicas similares às da Terra primitiva, e talvez às de outros planetas, podemos formar aminoácidos e alfa-hidroxiácidos a partir de uma reação simples sob condições brandas que existiriam no fundo do mar", disse Barge.

FONTE: REVISTA GALILEU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

Mémorias da Ufologia: Caso SANTA ISABEL

FOTOS DO LAUDO Na localidade de Santa Izabel(SP) em junho de 1999, a Sra. Alzira Maria de Jesus foi encontrada morta na sua cama, e por volta das 8 hs da manhã sua nora percebe o fato e sai imediatamente para ir ao orelhão e ligar para o seu marido e espera à ajuda e , ao chegar de volta em casa quase 40 min.depois a nora vê o corpo da sra. com o rosto totalmente desfigurado e praticamente sem carne; foi feito o boletim de ocorrência na delegacia da cidade sob n°145/99 em 24 de Junho. Posteriormente confirmou-se que à causa da morte foi a parada respiratória, mas o que aconteceu realmente como rosto desta sra. num espaço menor de uma hora?O laudo é cita sobre as configurações do mesmo, inclusive nas cavidades oculares, mas o que teria causado à perda do rosto ficou indeterminada. Mais estranho ainda é que na noite anterior aos fatos foram vistas bolas de luz voando nessa região rural e no início da madrugada os animais,como cachorros,gansos,e outros começaram à fazer um intenso bar

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/