Pular para o conteúdo principal

Matemáticos criam Inteligência Artificial capaz de dormir e sonhar


PROCESSO DO SONO EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL É SEMELHANTE AO DO CÉREBRO HUMANO (FOTO: FLICKR/MIKE MAKENZIE/CREATIVE COMMONS)

Descanso de redes neurais artificiais permite armazenamento de informações mais importantes e descarte de memórias desnecessárias

Pesquisadores da Itália desenvolveram uma Inteligência Artificial (IA) cujo desempenho aumenta ao "dormir" e "sonhar". Nos humanos, estudos mostram que o sono tem vários benefícios, como manter o cérebro saudável, permitindo que os neurônios removam conexões sinápticas desnecessárias. O processo, chamado homeostase sináptica, impede que o cérebro seja invadido por memórias inúteis. É possível que ajude a melhorar o desempenho cognitivo, enquanto os sonhos permitem processar as memórias.

Algo semelhante pode estar ocorrendo em redes neurais artificiais (RNAs), as quais não adormecem. Matemáticos italianos programaram um tipo de RNA chamado Redes de Hopfield para a IA poder dormir. "Inspirado em mecanismos de sono e sonho em cérebros de mamíferos, propusemos uma extensão deste modelo exibindo o mecanismo de aprendizagem online (acordado), padrão que permite o armazenamento de informações externas em termos de padrões, e um offline (sono), mecanismo de desaprendizagem e consolidação”, eles escreveram no artigo, publicado na revista Neural Networks e que pode ser lido na íntegra (em inglês) no arXiv.

Em outras palavras, enquanto a RNA está 'acordada', está aprendendo e armazenando padrões. Mas sua capacidade de armazenamento é limitada.

Os cientistas elaboraram uma maneira de implementar matematicamente os padrões de sono humano: de movimento rápido dos olhos e de ondas lentas, sendo que o primeiro remove memórias desnecessárias, e o último consolida as mais relevantes. O estado de 'sono' das RNA também faz isso, percorrendo e desaprendendo informações desnecessárias, e depois consolidando o que resta, ou seja, as coisas mais importantes.

Testes extensivos usando simulações validaram o resultado, mostrando que permitir que uma rede neural dormisse de vez em quando (usando o algoritmo correto) poderia apresentar melhor desempenho. "Acreditamos que no processo de cognição, embora o aprendizado e a recuperação continuem cobrindo um papel crucial, dormir também é obrigatório para a inteligência artificial, como é para a biológica", disse Adriano Barra, matemático da Universidade de Salento.

FONTE: REVISTA GALILEU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

Mémorias da Ufologia: Caso SANTA ISABEL

FOTOS DO LAUDO Na localidade de Santa Izabel(SP) em junho de 1999, a Sra. Alzira Maria de Jesus foi encontrada morta na sua cama, e por volta das 8 hs da manhã sua nora percebe o fato e sai imediatamente para ir ao orelhão e ligar para o seu marido e espera à ajuda e , ao chegar de volta em casa quase 40 min.depois a nora vê o corpo da sra. com o rosto totalmente desfigurado e praticamente sem carne; foi feito o boletim de ocorrência na delegacia da cidade sob n°145/99 em 24 de Junho. Posteriormente confirmou-se que à causa da morte foi a parada respiratória, mas o que aconteceu realmente como rosto desta sra. num espaço menor de uma hora?O laudo é cita sobre as configurações do mesmo, inclusive nas cavidades oculares, mas o que teria causado à perda do rosto ficou indeterminada. Mais estranho ainda é que na noite anterior aos fatos foram vistas bolas de luz voando nessa região rural e no início da madrugada os animais,como cachorros,gansos,e outros começaram à fazer um intenso bar

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/