Pular para o conteúdo principal

Robôs moles evoluem para o nível das aranhas


A aranha é apenas um exemplo de uma técnica que a equipe batizou de MORPH, sigla em inglês para origami microfluídico para pneumática/hidráulica reconfigurável. [Imagem: Wyss/Harvard/Quadro de vídeo]

Robôs moles

Esse robô-aranha é mais um exemplo da chamada "robótica mole", que está rompendo as limitações dos robôs tradicionais, com seus motores e esqueletos metálicos.

A aranha é uma demonstração do uso na robótica de uma tecnologia conhecida como microfluídica, a mesma usada para fazer exames laboratoriais e estudar células no interior dos biochips.

A longo prazo, a ideia é usar robôs moles miniaturizados em procedimentos cirúrgicos delicados no corpo humano. Mas suas versões maiores também poderão ser usadas em espaços muito pequenos e imprevisíveis demais para serem acessados com robôs rígidos, ou muito perigosos para os humanos.

"Desenvolvendo uma nova tecnologia híbrida que combina três técnicas de fabricação diferentes, criamos uma aranha robótica macia feita apenas de borracha de silicone, com 18 graus de liberdade, abrangendo mudanças na estrutura, movimento e cor, e com detalhes minúsculos, na faixa dos micrômetros," disse Sheila Russo, que fez o projeto com Tommaso Ranzani e colegas das universidades de Harvard e Boston, nos EUA.

Robô hidráulico/pneumático

A aranha é apenas um exemplo de uma técnica que a equipe batizou de MORPH (Microfluidic Origami for Reconfigurable Pneumatic/Hydrolic, ou origami microfluídico para pneumática/hidráulica reconfigurável).

Tudo começa com o uso de uma litografia tradicional para produzir 12 camadas de um silicone elástico que, juntas, constituem a base material da aranha. Cada camada é precisamente cortada de um molde com uma técnica de microusinagem a laser e, em seguida, colada à camada abaixo, até criar a estrutura 3D da aranha.

A chave para transformar essa estrutura intermediária no robô móvel é uma rede de canais microfluídicos que é integrada nas camadas individuais. Com uma terceira técnica, conhecida como autodobradura induzida por injeção, uma parte dos canais microfluídicos recebe uma resina curável, o que faz com que as camadas individuais dobrem-se localmente em sua configuração final. Assim, por exemplo, o abdômen inchado da aranha e as pernas curvadas para baixo tornam-se características permanentes.

O conjunto restante de canais microfluídicos é utilizado para colorir os olhos e simular os padrões de cores abdominais da espécie aranha-pavão, na qual a equipe se inspirou - e, claro, para induzir movimentos nas pernas que permitem que a aranha ande.

"A abordagem MORPH pode abrir o campo da robótica leve para pesquisadores mais focados em aplicações médicas, nas quais os tamanhos menores e a flexibilidade desses robôs podem permitir uma abordagem totalmente nova à endoscopia e à microcirurgia," disse o professor Donald Ingber, coordenador da equipe.



Bibliografia:

Increasing the Dimensionality of Soft Microstructures through Injection-Induced Self-Folding
Tommaso Ranzani, Sheila Russo, Nicholas W. Bartlett, Michael Wehner, Robert J. Wood
Advanced Materials
DOI: 10.1002/adma.201802739

FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLOGICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s